Utilizando o Roleplaying Game (RPG) como estratégia didática em sala de aula

Autores/as

  • M. J. S. O. Quirino IFRJ – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • A. M. T. B. da Silva IFRJ – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2245

Palabras clave:

Roleplaying Game (RPG), roteiro de RPG, estratégia didática, problematização, ensino de Ciências

Resumen

O produto educacional a ser apresentado é um Roteiro de Roleplaying Game (RPG). O roteiro denominado “Elaboração de roteiros para a realização do Roleplaying Games em sala de aula” é fruto de uma dissertação de mestrado profissional e tem por objetivo fornecer aos professores do segundo segmento do Ensino Fundamental e professores do Ensino Médio uma estratégia didática lúdica para ser utilizada em sala de aula. A responsável pela elaboração e apresentação do referido produto educacional é a mestranda Maria José da Silva de Oliveira Quirino. O roteiro contém 43 páginas e inicialmente explica o que é o RPG, onde surgiu e fala sobre o interesse que tem despertado nos educadores por conta das características que podem ser desenvolvidas nos jogadores. Na sequência, apresenta como o jogo pode ser utilizado por professores e alunos. Após esta apresentação inicial, seguem explicações sobre as características e componentes do jogo. Fala-se também sobre outros aportes e artefatos que o professor pode utilizar juntamente com o RPG para introduzir os temas a serem estudados (trabalhados) com os alunos. Nas páginas seguintes há um roteiro de RPG pronto para ser utilizado cujo tema é “Fontes de energia”. Este tema possibilita a utilização por várias disciplinas favorecendo um trabalho interdisciplinar. Vale ressaltar que a partir deste roteiro o professor poderá criar outros com os mais diversificados temas. Ao fim do “livrinho” encontram-se encartadas cartas que serão utilizadas pelos jogadores durante a sessão de RPG. Este roteiro, no entanto, apesar de pronto possui momentos em que os jogadores poderão complementá-lo com informações sobre o cenário no qual o enredo será desenvolvido e sobre os personagens. O RPG é um jogo que possibilita a participação de vários jogadores, jogando em prol de um objetivo comum e problematizando de modo a desenvolver no grupo de jogadores a criticidade, o conhecimento, a capacidade de argumentação, a escrita entre outras características.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

QUIRINO, M. J. S. O.; SILVA, A. M. T. B. da. Utilizando o Roleplaying Game (RPG) como estratégia didática em sala de aula. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 428, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2245. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2245. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a