Utilizando o Roleplaying Game (RPG) como estratégia didática em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2245Palavras-chave:
Roleplaying Game (RPG), roteiro de RPG, estratégia didática, problematização, ensino de CiênciasResumo
O produto educacional a ser apresentado é um Roteiro de Roleplaying Game (RPG). O roteiro denominado “Elaboração de roteiros para a realização do Roleplaying Games em sala de aula” é fruto de uma dissertação de mestrado profissional e tem por objetivo fornecer aos professores do segundo segmento do Ensino Fundamental e professores do Ensino Médio uma estratégia didática lúdica para ser utilizada em sala de aula. A responsável pela elaboração e apresentação do referido produto educacional é a mestranda Maria José da Silva de Oliveira Quirino. O roteiro contém 43 páginas e inicialmente explica o que é o RPG, onde surgiu e fala sobre o interesse que tem despertado nos educadores por conta das características que podem ser desenvolvidas nos jogadores. Na sequência, apresenta como o jogo pode ser utilizado por professores e alunos. Após esta apresentação inicial, seguem explicações sobre as características e componentes do jogo. Fala-se também sobre outros aportes e artefatos que o professor pode utilizar juntamente com o RPG para introduzir os temas a serem estudados (trabalhados) com os alunos. Nas páginas seguintes há um roteiro de RPG pronto para ser utilizado cujo tema é “Fontes de energia”. Este tema possibilita a utilização por várias disciplinas favorecendo um trabalho interdisciplinar. Vale ressaltar que a partir deste roteiro o professor poderá criar outros com os mais diversificados temas. Ao fim do “livrinho” encontram-se encartadas cartas que serão utilizadas pelos jogadores durante a sessão de RPG. Este roteiro, no entanto, apesar de pronto possui momentos em que os jogadores poderão complementá-lo com informações sobre o cenário no qual o enredo será desenvolvido e sobre os personagens. O RPG é um jogo que possibilita a participação de vários jogadores, jogando em prol de um objetivo comum e problematizando de modo a desenvolver no grupo de jogadores a criticidade, o conhecimento, a capacidade de argumentação, a escrita entre outras características.
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