Avaliação da incidência de osteoescleroses idiopáticas nos ossos maxilares
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2282Palabras clave:
Osteoescleroses, ilhas de osso denso, radiografia panorâmicaResumen
Osteoescleroses dos maxilares referem-se a áreas focais de osso denso e radiodensidade aumentada, comumente encontradas em exames radiográficos de rotina, estando associadas a uma variedade de alterações patológicas. Destacam-se as de origem desconhecida, ditas como idiopáticas, e que não podem ser atribuídas a nenhuma desordem inflamatória, displásica, neoplásica ou sistêmica. A incidência média citada na literatura para a alteração é de 5,4%, com maioria no gênero feminino e idade média de 30,5 anos. O objetivo do presente estudo foi o de gerar maiores informações a respeito da incidência de alterações radiográficas compatíveis com osteoesclerose idiopática na população de Volta Redonda. Para atingir o objetivo proposto, foram avaliadas 2000 radiografias panorâmicas (ortopantomografias) pertencentes ao acervo da Disciplina de Patologia Bucal do Curso de Odontologia do UniFOA, em relação a presença de imagens compatíveis com osteoesclerose idiopátioca. As radiografias foram inicialmente examinadas pelos alunos participantes, e posteriormente conferidas pelo professor orientador. Foram encontradas 140 imagens (7%) compatíveis com osteoesclerose, estando os dentes vizinhos hígidos (não havendo qualquer outro fator que possa estar associado ao aparecimento das mesmas), sendo 46 do gênero masculino (32,9%) e 94 do feminino (67,1%). A faixa etária variou de 10 a 66 anos, com média de 29,4 anos. A grande maioria dos casos ocorreu na mandíbula (136 casos – 97,1%), com 74 casos (52,8%) na região de pré-molares e caninos, 57 (40,7%) na de molares, 6 (4,3%) na de incisivos e 3 (2,2%) na região de ângulo mandibular. Os resultados encontrados estão próximos ao da literatura estudada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.