Importância da Psicomotricidade na Construção do saber no Ensino Superior do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n3.857Palabras clave:
Ensino Superior, Psicomotricidade, Construção do Saber.Resumen
Tendo em vista o contexto atual do Ensino Superior no mundo contemporâneo, a proposta deste trabalho é enfocar, numa visão interacionista e dialética, a importância entre a Psicomotricidade e a construção do saber; sensibilizar a comunidade acadêmica a estar mais atenta a fim de perceber e interessar-se pelo discente na sua totalidade e, também, a refletir sobre a importância da inter-relação (docente – discente) tão fundamental para a construção do saber, possibilitando com isso um desenvolvimento intelectual ajustado aos integrantes da vida acadêmica.
Descargas
Citas
ALMEIDA, A. R. S. A emoção em sala de aula. Campinas, Papirus, 1999
ALVES, R. Conversa com quem gosta de ensinar. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988 (p.47)
ANAIS DO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOMOTRICIDADE: uma realidade transdisciplinar, Olinda: SBP (Sociedade Brasileira de Psicomotricidade), 2002.
BARTHES, R. Do obvio e lo obtuso, Madrid: Piados, 1986.
BASTIEN, C. Lê decalage entre logique et connaisscence, in Courrier du CNRS, n. 167 79, Sciences Cognitives, outobro, 1992.
BASTOS, L da R et al. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses e monografias. Rio de Janeiro: LTC (Livros Técnicos e Científicos), 2003.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, nº 248, p. 27833-27841, 23 dez. 1996
BRAZIELLAS, M. de L. M. Questões da universidade contemporânea: contribuições para uma didática contextualizada no ensino superior. Rio de Janeiro: Editora Central Universidade Gama Filho, 1998.
CAMUS, L.L. O Corpo em Discussão, Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
FAVERO, M. de L. de A. A Universidade Brasileira em busca de sua identidade. Petrópolis: Vozes, 1977.
FONSECA, V da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogênese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
———————. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FRAGA, M. D. da. Universidade: concepções, conceitos, projetos, Dissertação (Mestrado em Educação), Fundação Getulio Vargas Bibliografia, (p. 24), 1982.
HOLANDA, A B. de. Novo Dicionário da Língua Portuguesa, 2004.
LEVIN, E. A Clínica Psicomotora: o corpo na linguagem. Petrópolis: Vozes, 2000
MARCONI, M de A., et al. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas AS, 2002.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez. 2003.
SABOYA, B. Bases Psicomotoras: aspectos neuropsicomotores e relacionais no primeiro ano de vida. Rio de Janeiro: Trainee, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.