A Educação Física e a formação de valores: o caso do basquetebol

Autores

  • G. M. Carvalho UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. D. Severino UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2251

Palavras-chave:

basquetebol, desenvolvimento, valores

Resumo

Nos dias atuais, as crianças que almejam praticar alguma modalidade esportiva, a fim de atingirem seus objetivos, sofrem influência de inúmeros fatores, como por exemplo, os sociais, genéticos e os ambientais, em decorrência do contexto sociocultural onde estão inseridos. Muitos autores defendem a importância do esporte como instrumento que possibilita à criança assimilar valores que, nos tempos atuais, equivocadamente muitos os julgam como ultrapassados. O presente trabalho tem por objetivo compreender o processo de ensino-aprendizagem do Basquetebol como um agente promotor do desenvolvimento global da criança, além de identificar o conjunto de diretrizes e estratégias que orientam as aulas voltadas para o ensino do Basquetebol. Para tal, analisamos os possíveis benefícios que o ensino do Basquetebol pode proporcionar ao processo de desenvolvimento do indivíduo. Esta pesquisa bibliográfica descritiva, de cunho qualitativo, será desenvolvida a partir da discussão de diversos autores que já abordaram o tema em questão, dentre eles Beresford (1999), Weiss; Possamai (2008), Tani (2006) e Paes (1992). Posteriormente, as mesmas serão analisadas e interpretadas a partir do enfoque estabelecido. Acerca da vivência relacionada ao Basquetebol, entende-se que a sua prática possa estar presente na formação geral do indivíduo, principalmente no ambiente não-formal, que representa um dos espaços de grande relevância neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-08-2018

Como Citar

CARVALHO, G. M.; SEVERINO, C. D. A Educação Física e a formação de valores: o caso do basquetebol. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2esp, p. 9, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n2 Esp.2251. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2251. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.