Avaliação Nutricional em Funcionários de uma Unidade de Alimentação e Nutrição

Autores

  • Fernanda de Almeida Escobar Centro universitário de volta redonda Unifoa

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n9.938

Palavras-chave:

Avaliação nutricional, IMC, Hábitos alimentares, Unidade de Alimentação e Nutrição.

Resumo

A transição nutricional, na qual grande parte da população mundial vive, caracteriza-se pela redução na prevalência de desnutrição com aumento generalizado na prevalência de sobrepeso. Os hábitos alimentares exercem grande influência sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde geral dos indivíduos. O índice de massa corporal, criado por Quételet, é um dos critérios mais utilizados atualmente para calcular a prevalência de obesidade, porem, tem suas limitações. O trabalhador de uma UAN sofre a pressão temporal da produção, a qual necessita ajustar-se aos horários de distribuição das refeições, condicionando e/ou modificando constantemente o modo operatório dos operadores, a fim de atender a demanda. O presente estudo foi desenvolvido para correlacionar avaliação nutricional antropométrica com maus hábitos alimentares em uma UAN e suas consequências. Foram avaliados 51 trabalhadores, sendo 24 mulheres com idade de 20 a 60 anos, e 27 homens com idade de 19 a 58 anos. 50% das mulheres e 44,44% de homens apresentaram IMC eutrofico, 37,5% das mulheres e 70,37% dos homens relataram ter boa alimentação. As mulheres mostraram-se mais cientes ao que diz respeito a uma boa alimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, L.A. Índice de massa corporal (massa corporal.estatura²) como indicador do estado nutricional de adultos: revisão da literatura. Rev. Saúde Pública. São Paulo. vol.26. no.6. Dez 1992.

CASTRO, M.B.T; ANJOS,L.A; LOURENÇO,P.M. Padrão dietético e estado nutricional de operários de uma empresa metalúrgica do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro. vol.20. no.4. Jul./Ago. 2004.

FIGUEIREDO,I.C.R; JAIME,P.C; MONTEIRO,C.A. Fatores associados ao consumo de frutas, legumes e verduras em adultos da cidade de São Paulo. Rev. Saúde Pública. São Paulo. 2008 ahead of print.

GOMES,V.B; SIQUEIRA,K.S; SICHIERI,R. Atividade física em uma amostra probabilística da população do Município do Rio de Janeiro. Cad Saúde Pública. Rio de Janeiro. vol.17 no.4. Jul/Ago 2001.

JOMORI,M.M; PROENÇA,R.P.C; CALVO,M.C.M. Determinantes de escolha alimentar. Rev. Nutrição. Campinas. vol.21. no.1. Jan./Fev. 2008.

MATOS,C.H. Condições de trabalho e estado nutricional de operadores do setor de alimentação coletiva: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/ Ergonomia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis 2000.

MONTEIRO,J.C; SANTANA,A.M.C; DUARTE,M.F.S. et al. Análise de posturas no trabalho para entender a performance Física do trabalhador do setor de carnes do restaurante universitário da UFSC. Anais do 4º Congresso Latino Americano de Ergonomia e 8° Congresso Brasileiro de Ergonomia. Florianópolis (SC), p.400-406, 1997.

NEUTZLING,M.B; et al. Freqüência de consumo de dietas ricas em gordura e pobres em fibra entre adolescentes. Rev. Saúde Pública. São Paulo. vol.41. no.3. Jun 2007.

PROENÇA,R.P.C. Aspectos organizacionais e inovação tecnológica em processos de transferência de tecnologia: uma abordagem antropotecnológica no setor de Alimentação Coletiva. Tese (Doutorado em Engenharia). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 1996.

_________________Inovação tecnológica na produção de alimentação coletiva. Florianópolis: INSULAR , 1997.

SANT’ANA,H.M.P; AZEREDO,R.M.C; CASTRO,J.R. Estudo ergonômico em serviços de alimentação. Saúde em debate, Rio de Janeiro, no.42. mar 1994.

SILVEIRA, E.A; et al. Validação do peso e altura referidos para o diagnóstico do estado nutricional em uma população de adultos no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro. vol.21. no.1. Jan./Fev. 2005.

VELOSO,I.S; SANTANA,V.S; NELSON,F.O. Programas de alimentação para o trabalhador e seu impacto sobre ganho de peso e sobrepeso. Rev. Saúde Pública. São Paulo. vol.41. no.5. Out 2007.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Obesity preventy and managing the global Epidemic. Geneve: WHO, 1997.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

ESCOBAR, Fernanda de Almeida. Avaliação Nutricional em Funcionários de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 9, p. 51–57, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v4.n9.938. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/938. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.