Mapas conceituais em educação médica. Uma metodologia possível?
Resumo
Vários pesquisadores salientam a importância de se encorajar o uso do conhecimento médico baseado em práticas que incentivem o julgamento crítico, o pensamento crítico e a prática reflexiva. Segundo a teoria construtivista, o aprendizado se dá não só por memorização de novos fatos e conceitos, mas também por assimilação de informações dentro de uma estrutura de conhecimento, que deve ser bem elaborada e integrada para que a incorporação aconteça de maneira efetiva. Na educação médica, entretanto, a avaliação do aprendizado concentra-se no conteúdo e nas habilidades procedimentais, mas dificilmente consegue-se avaliar a qualidade da estruturação do conhecimento de um aluno. Elaborar mapas conceituais é vivenciar uma nova forma de organizar o conhecimento adquirido durante toda a vida. Diferente do modelo convencional de aprendizagem, em que se privilegia um estudo e o armazenamento do mesmo de forma fragmentada, os mapas conceituais nos proporcionam a organização desse conhecimento de um modo prático, dinâmico e integrado. Surge como proposta para reunir as informações e facilitar o acesso mental a elas. A premissa básica desse método é a utilização de conceitos por meio dos quais toda a “teia” do conhecimento é expandida. Dentro desse processo podemos identificar possíveis falhas na formação do aprendizado e assim fazer uma correção pontual antes de seguir na ampliação do mesmo. Relatamos a experiência da construção de três mapas conceituais construídos sequencialmente por acadêmicas do curso de Medicina e a evolução desses mapas após encontros instrucionais com a professora orientadora. Percebeu-se que a metodologia auxilia na estruturação de conhecimento do aluno, permitindo uma checagem dos conceitos a todo tempo para verificar se foram compreendidos de maneira correta; interação entre alunos e compartilhamento desse conhecimento. Consideramos que o mapa conceitual é uma ferramenta útil para o processo de construção do saber.
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Sem títuloDOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6i2%20Esp.2349
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