Impacto do Atlas Digital de Biologia Celular em sala de aula

Autores

  • J. M. C. Ferreira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • V. H. C. Benalia UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. Y. Utagawa UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

biologia celular, tecnologia da informação e comunicação, ensino de ciências da saúde, material didático

Resumo

Um dos problemas do ensino da disciplina de biologia celular é a dificuldades do entendimento do funcionamento de uma célula, principalmente no que concerne à visualização de suas estruturas. Ferramentas que ultrapassem os limites de livros didáticos são necessárias para aprimorar esse entendimento. Por este motivo foi desenvolvido pelos autores um Atlas 3D de Biologia Celular o qual foi avaliado neste trabalho. O objetivo da pesquisa foi avaliar a adequação do material didático desenvolvido pelos pesquisadores para futuro aprimoramento do mesmo com fins de publicação. Foi solicitado a 30 alunos do 1º período do curso de medicina que avaliassem o Atlas e respondessem a um questionário que continha perguntas sobre a facilidade de acesso ao conteúdo e o seu nível de entendimento, a qualidade gráfica do material didático, a relevância do Atlas aplicada aos estudos na área médica e a coerência do conteúdo. Dos alunos que responderam o questionário até o atual momento, cerca de 85% responderam que o conteúdo gráfico do Atlas é ótimo, 70% dos alunos consideraram o Atlas Digital um ótimo material para o auxílio nos estudos, os outros 30% relataram ser um bom material para auxílio. A avaliação inicial parece ter sido positiva, mas por ser um projeto que ainda está em andamento, o número de alunos que responderam ao questionário sobre o Atlas ainda é baixo e focado no curso de medicina. Os autores pretendem expandir a avaliação a outros alunos, inclusive de outros cursos da área da saúde.

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Publicado

14-08-2018

Como Citar

FERREIRA, J. M. C.; BENALIA, V. H. C.; UTAGAWA, C. Y. Impacto do Atlas Digital de Biologia Celular em sala de aula. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 108, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2487. Acesso em: 24 dez. 2024.

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