Ensino em saúde e os princípios do SUS: como abordar na prática
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1844Keywords:
SUS, educação em saúde, educação-trabalhoAbstract
A formação e qualificação de recursos humanos para a saúde vêm ganhando maior importância partindo da premissa de que podem ser elementos propulsores ou impeditivos para o desenvolvimento efetivo, aprimoramento e consolidação do sistema de saúde. Apesar de a saúde ser um direito garantido em constituição, há uma enorme contradição entre as conquistas sociais estabelecidas no plano legal e a realidade de crise vivenciada pelos usuários e profissionais do setor. O processo de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) teve que lidar com inúmeras limitações, entre elas, o fato de os profissionais da saúde não terem recebido formação em consonância com o modelo de promoção à saúde. Desta forma, o presente estudo busca contribuir para tal área de estudo, mediante o objetivo estabelecido de mostrar a relevância dos profissionais de saúde conhecerem os princípios do SUS na educação profissional, contribuindo, assim, para a consolidação do mesmo como um sistema público universal, integral e equinâme. A presente pesquisa, de base exploratória, caracterizou-se como uma pesquisa bibliográfica, a qual buscou concatenar os achados de obras relacionadas ao SUS, ao ensino de seus princípios e diretrizes e educação em saúde. Foram realizadas buscas no Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Scielo, banco de teses e dissertações da USP, UNICAMPI e FIOCRUZ. Os textos selecionados foram lidos e as informações relacionadas ao tema do artigo foram utilizadas para a composição do mesmo. Infere-se a importância de aproximar os estudantes dos serviços de saúde, através de estágios, a construção de currículos integrados e a articulação entre ensino, serviço e comunidade e a educação permanente em saúde, por meio da aprendizagem significativa baseada na reflexão crítica sobre as práticas reais dos profissionais em ação nas redes de serviço.
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