Projeto interdisciplinar: por dentro da Copa
Keywords:
projeto interdisciplinar, ensino fundamental, formação continuada de professorAbstract
O Projeto interdisciplinar desenvolvido com alunos da Alfabetização Ciclo Básico I de 6 e 7 anos, visou tomar ciência do evento mundial – Copa do Mundo 2010 – disseminado pela mídia e que interfere na rotina escolar, devido se tratar de um esporte tipicamente brasileiro. O projeto abordou Geografia (localização no globo terrestre), História (África e Brasil), Ciência (animais), Cultura (hábitos, costumes e características), Linguagem (língua e escrita / alfabetização contextualizada / Música), Pesquisas, Trabalho em equipe, Valores, Racismo, Jogos e Recreação. Como prática social finalizadora avaliou-se o conhecimento e as formas de pensar e agir de outras culturas. Observou-se o conhecimento da diversidade do reino animal, conhecimento e utilização de vários suportes de circulação social da escrita (biografias, narrativas, notícias, bilhetes, e-mails, cartas, blogs, ritmos musicais, etc.), reconhecimento dos meios de comunicação para a circulação da notícia, compreensão da importância do respeito, tolerância e união diante de um evento mundial que une povos de diferentes culturas. A culminância se realizou com a aula-passeio ao Horto Municipal de Volta Redonda para a observação de animais abordados na área de ciências; também com uma Exposição de trabalhos realizados durante o Projeto em forma de teatro, músicas, danças e textos. Este Projeto é parte das reflexões sobre a prática didático-pedagógica na pesquisa dissertativa: “Musicalização Infantil: Formação Docente para Educação Ambiental”, cujas ferramentas didáticas contribuem para a aprendizagem significativa critica (MOREIRA, 2010).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.