Educação permanente em atenção à saúde do adolescente: proposta de implantação na Estratégia Saúde da Família
Keywords:
adolescente, educação permanente, estratégia saúde da famíliaAbstract
A Educação Permanente é proposta como nova ferramenta de trabalho para reflexão, suporte nas transformações da prática profissional e da relação das equipes de saúde com adolescentes. Esta proposta está sendo desenvolvida em uma unidade de saúde da família no município de Resende, escolhida por promover ações intersetoriais com a escola local. O objetivo é sensibilizar os profissionais para o planejamento e transformação das suas práticas e melhorar a qualidade do atendimento na atenção integral ao adolescente a partir da identificação das dificuldades e potencialidades dos profissionais e as necessidades dos adolescentes. O projeto é de natureza qualitativa, com abordagem pesquisa-ação, baseado nos resultados de questionário elaborado e aplicado pelo Centro de Atenção à Saúde do Adolescente (CAAR) para avaliação do perfil da equipe e sua visão sobre aspectos relacionados aos adolescentes. Foram analisados 16 questionários, evidenciando: 25% dos profissionais com nível superior, 43,75% dos profissionais atendendo diariamente adolescentes; predomínio de adolescentes atendidos do gênero feminino (69,75%); 81,25% dos profissionais identificando as necessidades pelo diálogo; ausência de horário específico declarada por 93,75% dos profissionais. Identificação da abordagem quanto à dificuldade: baixa - gravidez, sexualidade, DST e relações familiares; alta - dependência química e violência. Motivação da demanda- gravidez, contracepção, problemas odontológicos e dependência química. Conclusão: o diálogo é a melhor estratégia para abordar as necessidades dos adolescentes, sendo a dependência química e a violência temas de difícil manejo. Proposta: realização de oficinas sobre Educação Permanente em Saúde com atividades teórico-práticas sobre temas relacionados à adolescência.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.