A aplicação do modelo de Miller e Orr em situações de incerteza dos fluxos de caixa
Keywords:
gestão de caixa, lucratividade, modelo de Miller e OrrAbstract
Em um ambiente de incerteza e de altas taxas de juros, a manutenção de um saldo mínimo de caixa permite que a empresa possa corretamente saldar seus compromissos programados e garantir, ainda, uma reserva de segurança de maneira a cobrir suas necessidades de pagamentos imprevistos. O modelo de Miller e Orr é probabilístico e sua aplicação é muito utilizada pelos administradores, principalmente em situações de incerteza dos fluxos de caixa. Segundo ROGERS, Dany; ROGERS, Pablo & RIBEIRO (2005) a necessidade de analisar e inserir os custos de transação no modelo Miller e ORR, fez com que pudéssemos perceber a influência dos mesmos na lucratividade da empresa. Verificou-se que o lucro da empresa aumenta com a redução dos Custos de Transferência, contudo, somente até um ponto específico, tendo em vista que com um aumento muito grande dos Custos de Transação, a empresa fará menos aplicações financeiras incorrendo, portanto, em custos menores. Esta pesquisa objetiva, através de um estudo de caso fictício, demonstrar o saldo ótimo de caixa e a sua influência na lucratividade da empresa. O problema da pesquisa pode, portanto, ser apresentado da seguinte forma: Qual a influência que exerce uma boa gestão de caixa na lucratividade da empresa?
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.