Proposta de um Jogo lúdico sobre a temática resíduos sólidos: uma ameaça à biodiversidade e conservação do Rio Bocaina
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n29.368Keywords:
Resíduos sólidos, Biodiversidade, Rio Bocaina, Jogo educativoAbstract
Os recursos hídricos do Brasil é um dos maiores do mundo. Atualmente o país passa por uma grande crise hídrica. Além dos problemas causados pelo reduzido índice de água nos reservatórios e mananciais, o descarte inadequado de resíduos sólidos tem se tornado um agravante, provocando impactos ambientais no ar, água, solo e nas espécies existentes ao redor. Portanto, o gerenciamento de resíduos tem se tornado um grande desafio. Formar sujeitos conscientes e capazes de transformar o seu meio, são obstáculos a serem superados. Surge então a necessidade de produzir de maneira lúdica e eficaz a alunos do Ensino Fundamental, um jogo educativo que aborde os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos. O aluno precisa estar interligado ao conhecimento e o professor necessita direcionar métodos eficazes de ensino. Portanto, a promoção de determinadas práticas em sala de aula possibilita a interação dialógica e auxilia no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Resíduos sólidos; Biodiversidade; Rio Bocaina; Jogo educativo.
Downloads
References
AMORIM, A. P. ; JARDIM, D. B. ; De Alquerque, Beatriz Mello ; GAUTÉRIO, Daiane Teixeira ; MORRONE, Eduardo Corrêa ; SOUZA, R.M. . LIXÃO MUNICIPAL: abordagem de uma problemática ambiental na cidade do Rio Grande RS. Ambiente & Educação (FURG), v. 15, p. 159-178, 2010.
COSTA, Mariana da Cunha Canova. Freinet: Suas Contribuições ao processo de Sensibilização Ambiental, em especial a “Aula das Descobertas”. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação do Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná. 2011.
DE ARAÚJO, Maria Christina B.; DA COSTA, Mônica Ferreira. Lixo no ambiente marinho. Ciência Hoje, v. 32, n. 191, 2003.
FIDELMAN, Pedro IJ. Impactos causados por tensores de origem antrópica no sistema estuarino do rio Santana, Ilhéus, Bahia. XII Semana Nacional de Oceanografia, p. 405-407, 1999.
PLANETA TERRA, Chorume, Disponível em: < http://planetaterranet.blogspot.com.br/2009/11/chorume.html> Acesso em: 21 de maio de 2015.
MORAES, Caroline Linke Avaliação do passivo ambiental lixão desativado do município de Lages-SC / Caroline Linke Moraes. – Lages, 2014.
CAMPOS, L. M. L.unardi ; FELICIO, A. K. C. ; BORTOLOTTO, T. M. . A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia : uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, 2003(em andamento), p. 35-48, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.