A cidade e o meio ambiente em jogos digitais

uma análise do discurso ambiental em The Sims e Cities Skylines

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n50.3982

Keywords:

Educação ambiental, Jogos digitais, Cidades sustentáveis

Abstract

Para além de mero objeto de entretenimento, os jogos digitais têm sido uma fonte profícua para a compreensão das imagens produzidas sobre a cidade e o meio ambiente. O presente trabalho analisou as representações sobre o meio ambiente e a cidade em dois videogames, The Sims e Cities Skylines, a partir da seleção e recorte de cenas representativas do tema em questão. Para isso, a pesquisa apoiou-se nos estudos sobre a Educação Ambiental e o campo discursivo do digital. Embora ambos os jogos digitais abordem questões relativas ao meio ambiente e à cidade a partir de um viés sustentável, neles, não estão postas as causas reais da
degradação da cidade e de seu ecossistema.

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Author Biographies

Luanna de Oliveira Milantoni, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Lagoa do Sino.

Ilka Oliveira Mota, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Linguística, doutorado e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. É docente da Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino.

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Published

2022-06-24

How to Cite

DE OLIVEIRA MILANTONI, Luanna; OLIVEIRA MOTA, Ilka. A cidade e o meio ambiente em jogos digitais: uma análise do discurso ambiental em The Sims e Cities Skylines. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 17, n. 50, p. 1–13, 2022. DOI: 10.47385/cadunifoa.v17.n50.3982. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3982. Acesso em: 9 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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