Acessibilidade: análise das modificações curriculares para a inclusão de cadeirantes no curso de educação física do unifoa.
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1636Palabras clave:
Acessibilidade. Educação física. Cadeirante. Inclusão. Análise curricular.Resumen
Este trabalho visa analisar o fenômeno da inclusão no Curso de Educação Física do UniFOA, pois esse fato social se mostra como um desafio a ser atingido e, ao mesmo tempo, promove descobertas de novos potenciais, seja no campo pedagógico, seja no social. Contudo, a maioria dos docentes de ensino superior não está preparada para lidar com tal situação e encontra-se limitada em procurar meios para atender às necessidades do discente de forma que ele não venha ter seus conteúdos defasados. Dessa forma, é necessário analisar como têm ocorrido as modificações não só na dimensão de uma realidade teórica, mas também na prática. Com isso, visando contribuir para uma análise do trabalho desenvolvido por esses profissionais, este estudo pretende compreender as possíveis dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física do UniFOA através de uma pesquisa bibliográfica com análise documental.
Descargas
Citas
ABNT NBR, Acessibilidade e edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2ª edição, Rio de Janeiro, ABNT, 2004.
AMARAL, Patrick Penedo. Docente e/ou profissional: a identidade do professor de educação física em questão. 29-07-05 até 30-07-05. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/docente-e-ou-profissional-identidade-professor-educacao-fisica-questao. . IX EnFEFE- Encontro Fluminense de Educação Física Escolar.
ARANHA, Maria Salete Fábio. Educação inclusiva: A fundamentação filosófica/SEESP/MEC; Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, v. 1, ex 2, 2004.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
DIEHL, Rosilene Moraes. Jogando com as diferenças. São Paulo: Phorte, 2006.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. Disponível em: http:/www.dicionaroaurelio.com/currículo. Acesso em: 11/10/10. Rio de Janeiro RJ: 2008.
INEP. Provas e Gabaritos - Enade 2007. Disponível em: http://www.inep.gov.br/superior/enade/2009/provas.htm. Acesso em: 26/10/10.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. Campinas: Scipione, 1989.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. 3. ed. São Paulo: Atlas 1997.
LIMA, Roberto Guião de Souza (org). Fazenda Três Poços: do café à Universidade. Volta Redonda: Editora FOA, 2007. 204p.
MANTOAN, Tereza Egler; BATISTA, Cristina Abranches Mota. Educação inclusiva. Secretaria de Educação Especial. Brasília, MEC/SEESP, 2005.
NERY, Flavia, Universidades vão qualificar professores da educação especial. Portal MEC, 14/05/2007 - Brasília DF.
NETO, Vicente Molina e Stigger, Marco Paulo. Revista da Escola de Educação Física, UFRGS. Porto alegre. Agosto 2007.
OLIVEIRA, Ivanete da Rosa Silva de; SILVA, Geisimar do Nascimento. O deficiente físico na educação física escolar: uma proposta de inclusão. In: X Encontro Fluminense de Educação Escolar. 2006. Anais. Rio de Janeiro: UFF, 2006. p. 236-241.
Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto/d3298.htm. Acesso em: 16/10/10.
Projeto Político Pedagógico do Curso de Bacharel Eduação Física UniFOA 2009. Disponível em: http://www.unifoa.edu.br/. Acesso em: 18/09/10.
SOARES, Carmem, Coletivo de Autores. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
TANI, Go et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.
TRINDADE, Patrícia Mano. O curso de educação física: a questão da formação acadêmica na visão de seus agentes. Campinas - SP, 2007. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.