Contabilidade ambiental no ensino de ciências contábeis
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2049Palabras clave:
contabilidade, meio ambiente, desenvolvimentoResumen
Demonstrações contábeis tornam-se necessárias na medida em que são instrumentos satisfatórios nas organizações. Considerando-se a representação das transações de natureza ambiental, é imprescindível o estudo da Contabilidade Ambiental, onde o impacto na situação econômico-financeira das empresas é bem significativo. A tomada de decisões, assim como a avaliação de desempenho, avaliará os eventos econômico-financeiros, e os fatores de preservação ambiental, contribuindo para um desenvolvimento econômico sustentável. A Contabilidade deve estar preparada para fornecer as informações necessárias, tendo em vista que as empresas precisam preservar e recuperar o meio ambiente, mesmo que voluntariamente. A partir daí a Contabilidade estaria ampliando a sua função social, refletindo as ações da empresa com relação a preocupação ambiental, podendo alterar o valor do patrimônio das organizações sobre os bens que ela possui. Para os usuários da Contabilidade, ressaltam-se algumas informações importantes, como: estratégia e desempenho ambiental; relação entre informações ambientais e financeiras; nível de atendimento da legislação e a qualidade da gestão ambiental; poluição do solo e presença de substâncias de alto risco, como amianto em construções; bem como riscos possíveis, relacionados a processos de produção, produtos e serviços, novos ou não. Desta forma, será possível adequar uma ementa em função das novas tendências e exigências do mercado, além de contribuir para que as Organizações de modo geral, possam se precaver de prejuízos financeiros.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.