Ser brasileiro: um debate sobre cultura e identidade nacional à ótica da mestiçagem
Palabras clave:
cultura brasileira, mestiçagem, identidade nacionalResumen
Em um mundo globalizado há uma cultura que seja pura? O que é considerado como cultura? Quais as fronteiras e influências do hibridismo cultural no século XX? Enquanto espaço de disputa, quais os seus conflitos quando se busca uma identidade nacional? Ela é possível? A partir dessas questões procuramos trazer à tona a problemática do que é ser brasileiro. Não buscamos, contudo, uma definição ou uma linha que nos remeterá a um conceito sobre nossa cultura e uma resultante de nossa identidade enquanto povo, ao contrário, procuramos ampliar nossos questionamentos com base na construção histórica do tema por nós abordado. São recentes os relatos historiográficos e sociológicos que incluem o negro como personagem importante na construção da cultura brasileira, por tempos, seu papel foi visto como secundário e mesmo ao ser incluído como objeto de estudo social recaiu por uma corrente de análise inspirada nas teorias raciológicas. Importante como indivíduo/grupo que dispersou sua cultura nativa em outras terras – uma delas o Brasil – proporcionou juntamente com os nativos de terras brasileiras e os brancos europeus uma cultura difusa que nos remete a afirmação que não há uma identidade nacional, tal como via única, mas identidades em território nacional. Essas três etnias nos deixaram profundas influências e se por um lado trouxe a benesse de uma cultura brasileira híbrida por outro é significado de constantes conflitos sociais, principalmente em torno de negros e nativos da terra. Com isso buscamos voltar nosso olhar sobre os objetos culturais deixados por essa mestiçagem. O que a priori era quase que exclusivo desses grupos renegados pela ciência histórica oficial, torna-se símbolo do que é em tempos é tido por nacional. Hoje não falamos de Brasil sem nos lembrarmos do Samba, do Carnaval e da Capoeira, patrimônios culturais, frutos da mestiçagem, que outrora eram tidos como elementos marginais. Sendo assim buscamos analisar essa apropriação do mestiço como nacional, forma de disputa na sociedade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.