Design, comunicação e sustentabilidade como fomento de consumo

Autores/as

  • Aline Rodrigues Botelho Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Vera Lucia Nojima Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n33.467

Palabras clave:

Design, comunicação, sustentabilidade, consumo,

Resumen

Este artigo utiliza da análise de revisão bibliográfica para fazer uma breve contextualização sobre consumo e sustentabilidade, analisando de que maneira o design e a comunicação contribuem para o meio ambiente ou se são apenas ferramentas de venda, buscando atender apenas aos interesses mercadológicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Rodrigues Botelho, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Docente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e Discente do Doutorado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Vera Lucia Nojima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Docente do curso de Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Citas

APPADURAI, A. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: EdUFF, 2008.

Companhia Municipal de Limpeza Urbana – Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.rio.rj.gov.br/comlurb>. Acesso em: 12 mar.2010.

CORTEZ, ATC. A produção de descartáveis na sociedade de consumo atual. In: Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: UNESP, 2007, pp 17-50.

CORTEZ, ATC; ORTIGOZA, SAG. (orgs.). Consumo sustentável: conflitos entre necessidade e desperdício. São Paulo: UNESP, 2007.

DENIS, RC. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

Dossiê conhecimento para a sustentabilidade – tendências para o consumo consciente. Ideia sustentável. Disponível em: <http://www.ideiasustentavel.com.br/pdf/IS17%20-%20Dossie.pdf>. Acesso em: 03 mai.2011.

DOUGLAS, M; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2006.

FORTY, A. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.

Instituto Akatu. Disponível em:< http://www.akatu.org.br>. Acesso em: 20 nov.2010.

JAPIASSU, HF. Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: F. Alves, 1934.

LÖBACH, B. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

MANZINI, E; VEZZOLI, C. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Editora da USP, 2005.

MARTINS, N.; PONS, I; RICCETTI, T. O papel do design na transição sócio ambiental no mundo contemporâneo. Anais. 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo, 2008.

MCCRACKEN, G. Cultura & Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MITHOS. Disponível em:< http://mithos.cys.com.br/>. Acesso em: 22 out.2010.

PAPANEK, V. Design for the real world: human, ecology and social change. St. Albans: Paladin, 1977.

QUEIROZ, LL. A atuação do design no cenário (in)sustentável. 2009. (tese de doutorado), Puc-Rio, 2009.

ROCHA, EPG. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo, Brasiliense, 1985

SASSATELLI, R. Virtue, Responsibility and Consumer Choice: Framing Critical

Consumerism. In: BREWER, J; TRENTMANN, F (eds). Consuming Cultures,

Global Perspectives: Historical Trajectories, Transnational Exchanges. London: Berg, 2006, p. 219-250.

SHOVE, E. Comfort, Cleanliness and Convenience: The Social Organization of Normality. Oxford: Berg, 2003.

SILVA, MHG. Design para Sustentabilidade e a Economia de Serviço: o caso de purificação de água por assinatura. 2009. (tese de doutorado) – Puc-Rio, 2009.

THACKARA, J. Plano B: O design e as alternativas viáveis em um mundo complexo. São Paulo: Saraiva, 2008.

Publicado

2017-05-05

Cómo citar

BOTELHO, Aline Rodrigues; NOJIMA, Vera Lucia. Design, comunicação e sustentabilidade como fomento de consumo. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 12, n. 33, p. 49–56, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v12.n33.467. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/467. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a