Perfil de estudo dos acadêmicos de medicina do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
Palabras clave:
ensino, ciências da saúde, estudantesResumen
Os princípios do currículo modular apontam para uma transformação nas práticas educativas e de cuidado à saúde, visando um estudante ativo e crítico na construção do seu conhecimento. Avaliamos o im[1]pacto das reformas curriculares implantadas, nos métodos de estudo utilizados pelos alunos de Medicina do UniFOA. Instrumento de coleta de dados: questionário. Amostra aleatória do 1º ao 8º períodos por sorteio com base na lista de presença. Total: 208 alunos. Critérios de inclusão: estar matriculado e cursando do 1º ao 8º períodos do curso de Medicina do UniFOA. Critérios de exclusão: se negar a participar da pesquisa e questionário incompleto. A idade variou de 17 a 21 anos em 58%, 22 a 26 (33%) e >27 anos (9%). 84% estudam sozinhos. No modular 97% utilizam livros e 3% aula gravada, no tradicional 70% aula gravada e 30% livros. Determinantes do método no modular: 44% conteúdo cobrado, 36% didática do material, 9% praticidade, 7% tempo, 4% outros. No tradicional: 53% conteúdo cobrado, 22% didática do material, 14% tempo, 8% praticidade, 3% outros. Influências para escolha do método: 33% ninguém, 31% amigos, 27% professores, 8% veteranos, 15 outros. No modular: 89% mantêm as matérias em dia e no tradicional apenas 77%. No modular apenas 20% estudam nos dias que antecedem as provas e no tradicional 48 % tomam esta conduta. No modular 72% consideram estudar o suficiente, 22% muito e 6% pouco. No tradicional 49% consideram estudar o suficiente, 25% pouco, 17% mínimo e 9% muito. Observou-se diferença na metodologia de estudo entre a nova e a antiga grade curricular. O sistema modular estimula o aluno a buscar fontes mistas e diversas ás que recebem na sala de aula, além disso, uma vez motivados pelo conteúdo cobrado em provas, os professores devem reconsiderar o método avaliativo
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.