Laboratório Virtual de um Sistema Elétrico de Alta Potência

Autores/as

  • Jason Paulo Tavares Faria Junior Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n10.962

Palabras clave:

Virtual reality Electrical systems Visualization

Resumen

Neste Trabalho foi utilizado a Realidade Virtual (Oh, Ji-Young e Stverzlinger, Wolfgang) e suas aplicações no processo de ensino/aprendizado (Pinheiro, C.D.B., Ribeiro Filho, M.), onde se pretende utilizar as potencialidades provenientes da Realidade Virtual (RV) para auxiliar o ensino e o treinamento de  profissionais da área de sistemas elétricos de alta potência. O usuário poderá observar o comportamento do sistema em tempo real, alterando a potência elétrica e a posição da visualização dos fenômenos com total segurança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AZEVEDO, Eduardo. Desenvolvimento de Jogos 3D e Aplicações em Realidade Virtual.Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005.

FERREIRA JÚNIOR, W.T.; OLIVEIRA, A. B.; DIAS JUNIOR, J. B.; DAMASCENO, E. F. Implementação de um protótipo de jogo 3d de computador com a biblioteca glscene para plataforma linux. Workshop de Realidade Virtual Aumentada. Itumbiara – GO, 2007.

HAWKINS, K.; ASTLE, D. OpenGL game programming. Roseville: Prima Tech, 2001.

Kirner, C., Tori, R., “Realidade Virtual: Conceitos e Tendências”, Pré-Simpósio do SVR, 2004.

Kundur, P. “Power System Stability and Control”, Electric Power Research Institue, McGraw-Hill, 1994.

Oh, Ji-Young e Stverzlinger, Wolfgang. (2004) “A system for desktop conceptual 3D design”. Virtual Reality. Springer-Verlag London Limited, pag 198-211.

Pinheiro, C. D. B., Ribeiro Filho, M.. (2005) “L V R- Laboratório Virtual de Redes - Protótipo para Auxilio ao Aprendizado em Disciplinas de Redes de Computadores”. Anais do XVI SBIE, pag 82-92.

SEBESTA, Robert W. Conceitos de Linguagens de Programação. 5ª. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Squires, D., McDougall, A. Computer based microworlds – A definition to aid design. Computers and Education.Vol.10, No.3, pp.375-378, 1986.

SOUZA, Alexandre; CÓRDOVA, Antônio; LAGE; Guilherme; RIBEIRO, Roberto. Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Teoria e Prática. São Paulo: Editora Novatec, 2005.

Publicado

2017-03-27

Cómo citar

JUNIOR, Jason Paulo Tavares Faria. Laboratório Virtual de um Sistema Elétrico de Alta Potência. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 10, p. 11–13, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v4.n10.962. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/962. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Tecnologia e Engenharias

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.