Sexualidade do adolescente: elaboração de uma cartilha para docentes do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2010Palavras-chave:
sexualidade, adolescentes, ensino fundamentalResumo
Ao se referir sobre o trabalho de Orientação Sexual no espaço escolar, o Parâmetro Curricular Nacional, elege a problematização, reflexão e questionamento como meio de garantir a abordagem dos diversos pontos de vista, valores e crenças em processo de construção tanto para os docentes quanto para os adolescentes em relação ao tema. Considerando o ambiente escolar um local propício para mudança de comportamento, a partir da orientação dos professores aos adolescentes desenvolvemos uma cartilha como produto de mestrado profissional intitulada “Sexualidade do Adolescente: Elaboração de uma cartilha para Docentes do Ensino Fundamental”. O objetivo da cartilha é servir como material de apoio aos docentes para atuarem junto aos jovens a respeito do tema sexualidade. A cartilha foi organizada em tópicos. Em cada tópico será destacada estratégia para abordar temáticas relacionadas às mudanças que ocorrem na adolescência. A partir da contextualização dos tópicos podem ser discutidas propostas mais viáveis para a solução de determinados situações utilizando-se da problematização, uma das estratégias utilizadas na cartilha. A escola tem sido reconhecida como um espaço adequado para o cumprimento de um papel integrador e organizador da comunidade promovendo a socialização entre os adolescentes, através de ambientes saudáveis para discussão de temas vivenciados por eles contribuindo para a educação em saúde, propondo cuidados com o corpo e nas relações sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.