Ensino em Ciências da Saúde, Meio Ambiente e esporte na natureza: um relato sobre as visitas técnicas no IFRJ-VR
Palavras-chave:
ensino em ciências da saúde, interdisciplinaridade, formação de professores, educação ambientalResumo
O relato de experiência configura-se a partir de dois objetivos que se complementam: apresentar e divulgar as ações pedagógicas desenvolvidas no curso de Automação Industrial do Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda no Ensino em Ciências da Saúde (Educação Física) e Meio Ambiente; segundo, discutir a interdisciplinaridade como um caminho possível para repensar a formação continuada de professores a partir do olhar reflexivo sobre as práticas pedagógicas no IFRJ-VR. A questão central funda-se na Educação ambiental e no entendimento da relação indissociável entre a sociedade e a natureza. O relato de experiência se estruturou por meio da ação interdisciplinar entre as áreas de Educação Física, Geografia, Biologia e Filosofia, implantadas no curso de Automação Industrial do IFRJ-VR na intenção de estabelecer outros olhares para a Educação Ambiental, acarretando possíveis alterações na concepção de currículo, dos processos teórico-metodológicos em decorrência da concepção do processo avaliativo e, finalmente, no processo de ensino no cotidiano escolar. As ações se estruturam a partir dos seguintes conceitos: modernidade, Lazer, Esporte na Natureza e Educação Ambiental, como eixos temáticos, e a interdisciplinaridade como método e como princípio filosófico-pedagógico norteador do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a metodologia do trabalho se desenvolveu em dois momentos: Primeiro, na visita ao museu do Parque Nacional de Itatiaia, na intenção de permitir o acesso dos alunos a conhecimentos específicos e comportamentos adequados em uma Área de proteção Ambiental – APA; Segundo, na escalada do Morro da Urca na tentativa de uma interação dos múltiplos campos do saber envolvidos e a experiência da prática do esporte na natureza e toda a complexidade que envolve a referida prática esportiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.