Naming: uma metodologia para desenvolvimento do nome de um veículo de carga no Brasil

C. F. Lima, D. Gravina, M. M. A. Pereira, P. L. Oliveira, T. S. S. Lima, T. P. C. Melo, L. C. Belmonte, C. A. Fernandes

Resumo


Este ensaio pretende abordar a metodologia de naming, termo definido pelo designer Delano Rodrigues como: “O processo criativo interdisciplinar para o desenvolvimento de marcas”. Tal metodologia foi desenvolvida para atender a um projeto experimental de um veículo inteligente de distribuição urbana (V.I.D.U.), fruto de uma parceria entre a MAN Latin America e o Curso de Graduação em Design do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA. Tal projeto busca atender uma demanda oferecida como experiência para docentes e discentes desenvolverem um produto real de grande porte, assim como ampliar os horizontes de ambos acerca da prática de naming pertinente ao lançamento de novos produtos, marca e serviços no mercado. Outro ponto abordado pelo artigo é a transversalidade da prática do design, característica que permite imersão em campos diversos, possibilitando uma maior absorção de dados para compor um projeto estruturado e sólido. Vale ressaltar que o objetivo deste ensaio não é chegar à solução para o nome do produto, e sim, discorrer sobre a metodologia adotada para a construção de um nome, como forma de contribuição para o desenvolvimento de novos projetos do tipo.


Palavras-chave


naming, metodologia, caso real, transversalidade

Texto completo:

Sem título

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cadernos UniFOA



Cadernos UniFOA

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em:





  • Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.