Avaliação de método de aprendizagem ativa por caso clínico no curso de propedêutica do UniFOA

Authors

  • T. C. S. Lopes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • H. F. Alvarenga UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. M. A. Fonseca UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • W. L. M. S. Fonseca UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Keywords:

metodologia de ensino, ensino médico, problematização

Abstract

O curso de medicina do UniFOA em fase de reformulação curricular, está passando do tradicional modelo flexneriano para o modular. A opção metodológica é pela aprendizagem ativa, aplicando a problematização, onde estudantes divididos em pequenos grupos se defrontam com problemas previamente elaborados, sob a supervisão de um docente. Embora exista uma extensa literatura sobre aprendizagem ativa, inclusive brasileira, os autores acreditam ser necessário avaliar os novos instrumentos, independente das alterações curriculares. Para tanto, optou-se pela aplicação da metodologia ativa numa disciplina ainda não afetada pela reforma – a disciplina de propedêutica no 4º período do curso. No presente estudo, os alunos foram submetidos a um questionário do tipo Lickert, com quinze afirmações. O questionário foi previamente submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e os alunos assinaram termo de consentimento, sendo respeitado o anonimato. Ele foi aplicado após três meses da aula. Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística. O objetivo foi avaliar a satisfação e a participação dos alunos com a metodologia ativa aplicada, empregada nos alunos que ainda cursam o modelo tradicional, sem as influências dos demais prováveis benefícios oriundos da reforma.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-08-14

How to Cite

LOPES, T. C. S.; ALVARENGA, H. F.; FONSECA, M. M. A.; FONSECA, W. L. M. S. Avaliação de método de aprendizagem ativa por caso clínico no curso de propedêutica do UniFOA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 40, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2414. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>