Impactos Socioambientais de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Estudo de Caso PCH-Queluz-SP e Lavrinhas-SP no Rio Paraíba do Sul
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n1esp.1195Palabras clave:
Meio ambiente Avaliação Impacto HidrelétricaResumen
Diante do cenário mundial, podemos constatar que, cada vez mais, as atividades humanas são dependentes da energia elétrica, e a sociedade discuti com maior frequência sobre qual será o paradigma para as questões ambientais e sociais que acompanham as obras de infraestrutura indispensáveis ao desenvolvimento econômico do país. Constantes debates internacionais sobre energias alternativas, sustentabilidade e novas políticas de gestão descrevem a incansável busca humana em mitigar os impactos ambientais, sociais, políticos e econômicos, causados pelas fontes tradicionais de energia. O presente artigo busca apresentar os efeitos positivos e negativos da instalação de empreendimentos, mais especificamente, de pequenas centrais hidrelétricas, no meio socioambiental de um modo geral. Mostra ainda um breve estudo de caso da PCH - Queluz-SP e LavrinhasSP, no rio Paraíba do Sul.Descargas
Citas
ANEEL (2008) – BIG Banco de Informações de Geração , www.aneel.gov.br/aplicacoes/ capacidadebrasil/GeracaoTipoFase.asp, 2008.
ANEEL(2004) – “Guia do Empreendedor de PCH” ANEEL(2005) - “Acompanhamento de autorizações de PCH’s”, http://www.aneel.gov.br/aplicacoes.
BAXTER, R.M. Environmental effects of dams and impoudments. Ann. Rev. Ecol. Syst., 8:255-283, 1977.
CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS. Plano Diretor do Meio Ambiente do Setor Elétrico (1991-1993). Rio de Janeiro, ELETROBRÁS, 1991, vol. 1.
ESTEVES, F.A. Fundamentos de Limnologia. Rio de Janeiro: 2. ed., Interciência, 1998.
GOLDEMBERG, J., VILLANUEVA, L. D. Energia, Meio Ambiente & Desenvolvimento. Edusp. São Paulo, 2003.
GOOGLE (2008) – Programa Google Earth.
MACHADO, C.E.M. Grandes Barragens e Meio Ambiente: Dois aspectos importantes. In: Encontro Nacional sobre Limnologia, Piscicultura e Pesca Continental, 1. p, 301- 306. Anais, 1976. Pós-Graduação Cadernos UniFOA - Edição Especial - agosto 2009 35
MME. Eletrobrás: Centrais Elétricas Brasileiras. Manual de Minicentrais Hidrelétricas. Brasília, 1984.
MARIOTONI, C.A., BADANHAN, L.F. Técnica de Gestão Ambiental Aplicada ao Planejamento de Hidrelétricas. Campinas: Unicamp, 2001.
ORTIZ, L.S. (coord.). Energias renováveis sustentáveis: uso e gestão participativa no meio rural. Porto Alegre: Núcleo Amigos da Terra/Brasil, p. 64, 2005.
PAIVA, M.P. Grandes Represas do Brasil. Brasília, Editerra, 292 p, 1982.
RAP - RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR. Relatório Ambiental Preliminar – PCH Queluz e Lavrinhas. Habtec Engenharia Ambiental, 2008.
SÁNCHEZ, L.H. Avaliação de Impacto Ambiental: Conceitos e Métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.
VAINER, C.B. Recursos Hídricos: Questões Sociais e Ambientais. Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), 2007.
VIEIRA, F., VAINER. C. Manual do Atingido: Impactos Sociais e Ambientais de Barragens. http://www.mabnacional.org.br - Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.