Formação da fase sigma e os seus efeitos sobre a tenacidade e a resistência à corrosão do aço inoxidável duplex
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2334Palabras clave:
aço inoxidável duplex, fase sigma, tenacidade, corrosãoResumen
O aço inoxidável duplex (AID), apresentam excelentes propriedades como tenacidade, e resistência à corrosão, tornando-se um excelente material para aplicação nos setores petroquímico, nuclear, químico e de petróleo. No entanto, os AID’s são propensos à precipitação de fases intermetálicas que causam fragilização e diminuição de sua resistência à corrosão. Entre estas fases podemos citar, pelo volume em relação às demais e importância sobre as propriedades dos AID’s, a fase sigma, a qual ocorre na faixa de temperatura entre 650 e 950ºC sendo, portanto, extremamente importante evitar a exposição dos AID’s nesta faixa de temperatura. Entretanto, isso não pode ser evitado durante a soldagem e tratamento térmico e a situação é especialmente sensível quando o resfriamento é lento. Neste trabalho foram avaliadas a formação de fase sigma e seus efeitos sobre a dureza e resistência à corrosão do AID 2205 após tratamento isotérmico sob diferentes condições. Corpos-de-prova do AID 2205 foram submetidos ao teste de impacto Charpy e ao ensaio potenciostático de corrosão com o objetivo de avaliar a correlação entre as frações precipitadas de fase sigma, a tenacidade e a resistência ao pitting. Microscopia óptica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) foram utilizadas para caracterização microestrutural. Os resultados obtidos podem ser usados como um guia prático no tratamento térmico e soldagem do DSS.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.