Crecheteca: espaço lúdico, prevenção, estimulação e musicalização

Autores/as

  • H. C. Gomes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. Novikoff UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. S. Machado UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • N. T. Nelson UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. C. S. Alves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palabras clave:

prevenção, estimulação, musicalização, Creche

Resumen

A música é instrumento de reabilitação desde os primórdios. Reconhecida pela musicoterapia desde o século XX, e por isso, em integração com o jogo e a brincadeira possui grande importância na primeira infância como elemento estimulador e potencializador de habilidades e competências. Este projeto é parte da pesquisa dissertativa: “Musicalização Infantil: Formação Docente para Educação Ambiental”, registrando que esta é uma afirmação consensual tanto entre teóricos da área da saúde quanto da educação. Uma das primeiras manifestações humanas, o ato de brincar contribui de forma determinante na formação de estruturas físicas e mentais superiores. Baseando-se em teóricos contemporâneos (Winnicott, Vigotski, Wallon, Piaget, Brunner, Santini, Luckesi e Parker) e com o objetivo de desenvolver habilidades e prevenir dificuldades, foi criada a CRECHETECA (creche = jardim de infância + a palavra theca que significa estojo ou local para se conservar algo, palavra que se formou à semelhança de tantas outras, tais como biblioteca, discoteca, filmoteca), como um espaço lúdico de jogos, música e diversos tipos de brinquedos, onde as crianças encontram prazer em brincar, ao jogar, ao trocar experiências num contexto menor do que da sala de aula. Define-se como um espaço de convivência para estimulação, de caráter individual ou de pequenos grupos (máximo 4 crianças), onde o olhar do educador com formação e experiência em Educação Especial, volta-se para o desenvolvimento de estímulos lúdicos e direcionados com fins na potencialização de habilidades para prevenir possíveis dificuldades em todos os aspectos educativos (sociais, afetivos, emocionais, cognitivos e físicos). Promovendo assim, a capacidade de empatia e de fruição dos conhecimentos, local esse, onde a criança possa construir, sua visão de mundo e produzir cultura, estimulando sua criatividade e o pensamento simbólico. O Projeto é desenvolvido na Creche Municipal Waldir Roberto da Conceição no município de Porto Real-RJ.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

GOMES, H. C.; NOVIKOFF, C.; MACHADO, D. S.; NELSON, N. T.; ALVES, A. C. S. Crecheteca: espaço lúdico, prevenção, estimulação e musicalização. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 19, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2393. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>