Avaliação de método de aprendizagem ativa por caso clínico no curso de propedêutica do UniFOA

Autores/as

  • T. C. S. Lopes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • H. F. Alvarenga UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. M. A. Fonseca UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • W. L. M. S. Fonseca UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palabras clave:

metodologia de ensino, ensino médico, problematização

Resumen

O curso de medicina do UniFOA em fase de reformulação curricular, está passando do tradicional modelo flexneriano para o modular. A opção metodológica é pela aprendizagem ativa, aplicando a problematização, onde estudantes divididos em pequenos grupos se defrontam com problemas previamente elaborados, sob a supervisão de um docente. Embora exista uma extensa literatura sobre aprendizagem ativa, inclusive brasileira, os autores acreditam ser necessário avaliar os novos instrumentos, independente das alterações curriculares. Para tanto, optou-se pela aplicação da metodologia ativa numa disciplina ainda não afetada pela reforma – a disciplina de propedêutica no 4º período do curso. No presente estudo, os alunos foram submetidos a um questionário do tipo Lickert, com quinze afirmações. O questionário foi previamente submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e os alunos assinaram termo de consentimento, sendo respeitado o anonimato. Ele foi aplicado após três meses da aula. Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística. O objetivo foi avaliar a satisfação e a participação dos alunos com a metodologia ativa aplicada, empregada nos alunos que ainda cursam o modelo tradicional, sem as influências dos demais prováveis benefícios oriundos da reforma.

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Publicado

2018-08-14

Cómo citar

LOPES, T. C. S.; ALVARENGA, H. F.; FONSECA, M. M. A.; FONSECA, W. L. M. S. Avaliação de método de aprendizagem ativa por caso clínico no curso de propedêutica do UniFOA. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 40, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2414. Acesso em: 17 may. 2024.

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