Uso do GPS como ferramenta para o ensino de educação ambiental
Palabras clave:
educação ambiental, GPS, ENEMResumen
A nova proposta de avaliação do Ministério da Educação através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) valoriza o aprendizado dos conteúdos aliados tanto a situações problemas do cotidiano quanto do uso de novas tecnologias educacionais. Nas aulas de Geografia, alguns alunos apresentam dificuldades em relacionar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula para resolver situações que ocorrem a sua volta por ignorar a interpretação de mapas. Eles não conseguem identificar seus principais elementos e possuem dificuldades para abstrair signos e significados. Na tentativa de diminuir essa dificuldade, utilizamos uma metodologia diferenciada com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Vila Maria, localizado em Barra Mansa, estado do Rio de Janeiro, para trabalhar o tema Educação Ambiental. No primeiro momento, os alunos tiveram aulas teóricas de cartografia, GPS e meio ambiente. Em seguida, o professor e os alunos foram para as ruas no entorno do colégio com GPS, utilizando como atividade, a marcação dos bueiros das ruas A e 13 de maio. Para cada situação encontrada os alunos criaram signos para identificar o problema e uma fotografia foi tirada. Com os dados coletados, retornaram à escola com o professor e foram até o laboratório de informática onde os dados foram transferidos para o computador. O professor apresentou o programa GPS TrackMaker e os alunos puderam observar o caminho percorrido, os pontos marcados e gerar mapas. Utilizando recurso do software, os alunos compararam os mapas produzidos com imagem de satélite. Os comentários e o trabalho realizado pelos alunos nos permitiram indicar que o objetivo do trabalho foi atingido, uma vez que os alunos conseguiram construir mapas utilizando o GPS, e consequentemente, facilitando o processo de ensino/aprendizagem na análise dos signos/significados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.