Impacto do Atlas Digital de Biologia Celular em sala de aula
Palabras clave:
biologia celular, tecnologia da informação e comunicação, ensino de ciências da saúde, material didáticoResumen
Um dos problemas do ensino da disciplina de biologia celular é a dificuldades do entendimento do funcionamento de uma célula, principalmente no que concerne à visualização de suas estruturas. Ferramentas que ultrapassem os limites de livros didáticos são necessárias para aprimorar esse entendimento. Por este motivo foi desenvolvido pelos autores um Atlas 3D de Biologia Celular o qual foi avaliado neste trabalho. O objetivo da pesquisa foi avaliar a adequação do material didático desenvolvido pelos pesquisadores para futuro aprimoramento do mesmo com fins de publicação. Foi solicitado a 30 alunos do 1º período do curso de medicina que avaliassem o Atlas e respondessem a um questionário que continha perguntas sobre a facilidade de acesso ao conteúdo e o seu nível de entendimento, a qualidade gráfica do material didático, a relevância do Atlas aplicada aos estudos na área médica e a coerência do conteúdo. Dos alunos que responderam o questionário até o atual momento, cerca de 85% responderam que o conteúdo gráfico do Atlas é ótimo, 70% dos alunos consideraram o Atlas Digital um ótimo material para o auxílio nos estudos, os outros 30% relataram ser um bom material para auxílio. A avaliação inicial parece ter sido positiva, mas por ser um projeto que ainda está em andamento, o número de alunos que responderam ao questionário sobre o Atlas ainda é baixo e focado no curso de medicina. Os autores pretendem expandir a avaliação a outros alunos, inclusive de outros cursos da área da saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.