Elaboração do jogo “MyBio Game”: uma ferramenta para o ensino interativo da biossegurança na área de análises clínicas.

Autores/as

  • Camila Panêto Rosa UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • Carlos Alberto Sanches Pereira UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • Paulo Roberto de Amoretty UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n32.385

Palabras clave:

Mobile learning, ensino, biossegurança

Resumen

A biossegurança é o conjunto de estudos e ações que visam prevenir os acidentes no meio biotecnológico, ou seja, trata-se da conscientização dos profissionais da área aos possíveis riscos. A preocupação com a segurança do profissional especialmente de profissionais que trabalham na área da saúde vem aumentando em grande escala nos últimos anos. Devido a isso, novas técnicas e normas tem sido criadas para prover uma melhor qualidade de vida dos trabalhadores que se expõe aos agentes de riscos. Prevenir acidentes decorrentes dessa exposição é um dos principais interesses a serem sanados, devido ao fato de que muitos acidentes poderiam ser evitados se houvesse um melhor sistema de educação relacionado a segurança pessoal e do ambiente. No Brasil os dados encontrados demonstram que a maior parte dos acidentes resultantes em infecções é entre os estudantes universitários, que desempenham o papel de estagiários nesse ambiente de trabalho, posteriormente se encontram os técnicos de laboratório e os serventes. Uma das principais demandas da sociedade e que deve ser considerada prioridade é a educação. É através do sistema de educação que uma pessoa se torna capacitada para a atuação profissional, além da formação do indivíduo, do ensino e da aprendizagem. Nota-se atualmente a necessidade de metodologias de ensino que sejam estimulantes e se adequem a modernidade do século em que vivemos, por isso as táticas de ensino estão passando por diversas mudanças, sendo usadas metodologias que prezem por provocar à autoaprendizagem por meios interativos que estimulem o conhecimento, o senso crítico, entre outros. Um exemplo deles são os jogos didáticos que estão sendo cada vez mais introduzidos nas escolas, sendo eles bastante enriquecedores para o ensino lúdico e o aprendizado, tendo vantagens significativas quando utilizados, possibilitando a criação de suposições e habilidades práticas. Em virtude disso foi proposto como objetivo do trabalho a elaboração de um jogo relacionado a biossegurança como método interativo de envolver o profissional, ou futuros profissionais visando minimizar os riscos de acidentes de trabalho, pela nova metodologia de ensino denominada mobile learning, metodologia utilizada por consequência à fácil acessibilidade, que permite o ensino a distância e que além de oferecer o aprendizado é dinâmico e interativo sendo funcional na comunicação móvel. A partir deste artigo pode-se compreender que a educação é primordial para a vida pessoal e profissional de um indivíduo e afeta diretamente o nível de segurança que o mesmo terá no seu ambiente de trabalho, principalmente para o profissional que atua na área Biotecnológica, havendo assim, a necessidade de um meio interativo de transmissão das regras básicas de segurança nesta área, de forma que as mesmas sejam internalizadas e colocadas em prática.

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Publicado

2016-12-10

Cómo citar

ROSA, Camila Panêto; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches; AMORETTY, Paulo Roberto de. Elaboração do jogo “MyBio Game”: uma ferramenta para o ensino interativo da biossegurança na área de análises clínicas. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 11, n. 32, p. 99–110, 2016. DOI: 10.47385/cadunifoa.v11.n32.385. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/385. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde

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