Atenção à saúde no Brasil: modelos de seguro social e seguridade social
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1791Palavras-chave:
SUS, seguridade social, políticas públicas de saúdeResumo
O processo de organização do setor saúde no Brasil é marcado pelo contexto sócio, político e econômico que representa um período e dele, emerge determinado perfil epidemiológico e demográfico. Este estudo versa sobre o histórico da saúde pública no Brasil em um cenário onde passamos por distintos momentos, indo do seguro social à seguridade social, esta, como deflagradora do reconhecimento de cidadania ao povo brasileiro e com ela, o acesso à saúde. O objeto de estudo trata das características que traduzem a prática atual de assistência à saúde e sua veracidade comprovada na prática. O referido estudo mostrasse relevante uma vez que poderá suscitar a transformação das práticas de assistência à saúde ainda arraigadas em antigos modelos e que vem comprometendo a relação entre os cidadãos e os serviços. Desta forma, colaborando para uma utilização realmente universal, integral e com a devida equidade prevista pelo Sistema de Saúde e objetivando entender como a população compreende a saúde no Brasil. Entre outros objetivos, verificar o reconhecimento do SUS como um único sistema de saúde, identificar a qualidade de utilização dos seus serviços e propor maior disponibilização de informações sobre o SUS e sua potencial utilização. O SUS é um sistema com propostas de assistência que são norteadas por seus princípios e insere-se no atendimento à população brasileira com ações que rompem com os paradigmas da medicina curativa e ainda, trazendo para sua essência o novo modelo de seguridade social, participação popular e o controle social. Com isso o referido estudo poderá contribuir para o desenvolvimento de um usufruto democrático e participativo tanto na organização dos serviços de saúde como na sua aplicação. Trata-se de pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva com abordagem qualitativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.