Fazendo Pesquisa, Ensino e Extensão em um curso de Mestrado Profissional no interior do estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
ensino de ciências, centros de ciências, educação não-formalResumo
O processo de ensino-aprendizagem não deve se restringir ao contexto escolar. Diferentes espaços podem e devem ser explorados, assim como metodologias antigas e novas propostas pedagógicas. A interdisciplinaridade vem, ao longo dos tempos, crescendo em espaços formais e não-formais de ciências. Os laboratórios e centros de ciências reúnem profissionais e pesquisadores de inúmeras áreas, interessados no processo de construção da ciência e da tecnologia. Um laboratório de Ciências que funcione na construção e exposição de material científico disseminável, tem como objetivo estimular a curiosidade pela ciência, cultura e tecnologia. O curso de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, está inserido em uma área carente em termos de ensino, no município de Volta Redonda (RJ). O produto disseminável produzido tem como objetivo, suprir as necessidades da comunidade. Os alunos do curso elaboram jogos educativos, cartilhas didáticas, DVD’s com vídeos e animações de aplicações de conteúdos ministrados nas respectivas áreas. O projeto, que está em fase de implementação, propõe construção de um laboratório e centro de ciências que viabilize a elaboração de materiais didáticos, expondo-os à comunidade. Como exemplos de trabalhos já construídos em nossa instituição, como produto final do mestrado profissional, temos vídeos, jogos, cartilhas entre outros. O vídeo, por exemplo, intitulado “O Desenvolvimento de Ferramentas Áudio Visuais Aplicadas ao Ensino da Farmacologia”, poderá ser útil para a utilização da multimídia no processo de ensino-aprendizagem. Outro trabalho, um jogo de tabuleiro que tem por finalidade ampliar os conhecimentos sobre água e a discussão de questões polêmicas sobre este tema, elaborado por uma professora do Ensino Fundamental, já foi utilizado até mesmo em encontros de funcionários de grandes empresas da área. Esperamos que nossas iniciativas aumentem o interesse de toda comunidade envolvida para a Ciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.