Conhecimento de Acadêmicos de Enfermagem Frente à Parada Cardiorrespiratória
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n18.1094Palabras clave:
Ensino em Enfermagem, grade curricular, parada cardiopulmonar, ressuscitação cardiopulmonarResumen
Vítimas que sofrem uma parada cardíaca e ficam sem assistência adequada por mais de 3 minutos podem evoluir para um prognóstico ruim, chegando até a morte. A reanimação cardiopulmonar é um conjunto de procedimentos que aprendemos durante a graduação em enfermagem, porém, não é muito aprofundado o tema durante as aulas, devido à especificidade da grade curricular, que aponta para um curso generalista. Este estudo propõe como objetivo identificar o conhecimento de acadêmicos graduandos em enfermagem sobre a atuação do enfermeiro em casos de parada cardiorrespiratória. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva e contou com a participação de acadêmicos de um Curso em Enfermagem da região serrana do Rio de Janeiro, sendo utilizado um questionário estruturado para avaliação das manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Concluímos que poucos discentes da Instituição pesquisada saberiam o que fazer diante de uma vítima de PCR, apesar de estarem próximos á a conclusão do curso. Observamos que, apesar do conteúdo teórico e prático sobre PCR ser oferecido em algumas disciplinas, ao final do curso, o discente ainda sai com essa lacuna em sua formação. O futuro enfermeiro, ao sair da faculdade, deve estar apto a auxiliar e identificar problemas de saúde em situação de risco e fazer sucessivas reavaliações posteriores conforme as mudanças apresentadas no quadro do paciente, visando sempre rapidez e sincronismo com a equipe para uma melhor assistência prestar.
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