Escola profissional Henrique Goulart e o seu processo de escolarização: o papel da educação física no cotidiano escolar (1950-1955)

Autores/as

  • Cínthia Emerenciana de Almeida Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Edivânia Souza da Conceição Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Marcelo Paraíso Alves Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Palabras clave:

Escolarização, Disciplinarização, Escola Profissional, Educação Física

Resumen

O presente artigo fala sobre o processo de escolarização na Escola Profissional Henrique Goulart, na cidade de Barra do Piraí. O estudo priorizou a discussão sobre a influência da ideologia do Estado e a sua intenção de forjar uma mão-de-obra capacitada, na tentativa de conceber um corpo forte, robusto e saudável capaz de atender as necessidades do país – defesa da nação e industrialização. Dessa forma a pesquisa procurou entretecer a ideologia Varguista - as políticas educacionais do Estado – às influencias no processo de formação
profissional dos sujeitos por meio das aulas de Educação Física no cotidiano escolar. Para tal intento, realizamos dois caminhos metodológicos que se
entreteceram: a iconografia e a história oral. As fontes documentais que emergiram dessas fontes nos possibilitou a visualização a respeito do papel da Educação Física no processo de formação profissional que buscava forjar um padrão de corpo
estabelecido a partir das transformações sociais, culturais e econômicas ocorridas
no Brasil após a Revolução de 1930. Como referencial teórico pautamos as
reflexões a partir dos seguintes autores: Grando, Brandi, Gomes, Castellani, dentre
outros. O que nos encaminhou para utilização de alguns conceitos fundamentais:
Militarização do Corpo, Trabalhismo e Corporativismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-07-18

Cómo citar

ALMEIDA, Cínthia Emerenciana de; CONCEIÇÃO, Edivânia Souza da; ALVES, Marcelo Paraíso. Escola profissional Henrique Goulart e o seu processo de escolarização: o papel da educação física no cotidiano escolar (1950-1955). Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1 Esp, p. 13, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1637. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Educação Física

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a