Linguagem corporal e ação didático-comunicativa: possibilidades de diálogo entre as pedagogias crítico-superadora e crítico emancipatória
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1650Palabras clave:
Linguagem Corporal. Linguagem didático-comunicativa. Educação Física Escolar.Resumen
A pesquisa busca identificar os conceitos de linguagem utilizados nas abordagens crítico-superadora e crítico-emancipatória, bem como discutir possíveis aproximações e distanciamentos das referidas tendências pedagógicas. O estudo configurou-se no processo de formação em Licenciatura Plena no curso de Educação Física principalmente nas disciplinas de Educação Física Aplicada a Educação Básica, Bases Pedagógicas da Educação Física e nas práticas pedagógicas vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Física Escola, nos despertando o interesse pela linguagem corporal e a pedagogia didático-comunicativa. O duplo movimento supra citado, nos permitiu refletir sobre alguns aspectos: Seria possível estabelecer aproximações entre as tendências mencionadas? Quais os limites de intervenção das referidas abordagens? Quais as suas divergências para além das teorias que as fundamentam? Nesse sentido, tornou-se fundamental, para o estudo, denominarmos os conceitos de linguagem corporal e linguagem didático-comunicativa. Como arcabouço metodológico optamos em desenvolver uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfica descritiva, pois consideramos que essa perspectiva nos permitiu uma aproximação com outros estudos e referenciais teóricos que buscam a temática investigada. Portanto, na intenção de atingir o objetivo proposto estabelecemos o seguinte percurso teleológico: no primeiro momento discutimos sumariamente os pressupostos teóricos da abordagem crítico-superadora e a sua relação com a linguagem corporal. No segundo momento estabelecemos as bases teóricas da abordagem crítico-emancipatória e suas relações com uma pedagogia didático-comunicativa. E, por fim, no terceiro momento, discutimos as aproximações e distanciamentos entre as referidas abordagens.
Descargas
Citas
BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física; Cadernos Cedes; ano XIX, nº 48, Agosto 1999.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A; SILVA, R. Metodologia científica. 6. ed São Paulo: Prentice Hall, 2007.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física; Cortez, 1992.
DAÓLIO, J. Educação Física e o Conceito de Cultura: Polêmicas do Nosso Tempo; 2004.
DARIDO, S. C. & RANGEL, I. C. A. (coord.). Educação Física na escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
______; SOUZA JR, O. M. de. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na Escola. 1.ed. Campinas: Papirus, 2007.
FREITAS, M. C.; Abordagens Pedagógicas no Ensino da Educação Física Pós Década de 1970; Tapejara, 2008.
GEREZ, A. G.; DAVID, P. A.; Teorias do currículo e as tendências pedagógicas da educação física escolar: de onde viemos e para onde vamos?; Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2009.
GOELNNER, S. A Produção de Corpos Hígidos: atividade física, saúde e nacionalismo no Brasil no início do século 20. IN GRANDO, B. S. (org). Corpo, educação e cultura: práticas sociais e maneiras de ser. Ijuí: Ed, Unijuí, 2009.
HENKLEIN, A. P.; SILVA, M. M.; A concepção crítico-emancipatória: avanços, possibilidades e limitações para a educação física escolar; Revista Eletrônica da faculdade de educação física e desportos UFRJ; volume 3, número 2; Julho/Dezembro 2007.
KUNZ, E.; Educação Física: Ensino e Mudança, Ijuí: UNIJUÍ, 1991.
________. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte, Ijuí: UNIJUÍ, 2004.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.12 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Educação do corpo na escola brasileira. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.