A visão dos acadêmicos de enfermagem frente à terminalidade da vida
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2260Palabras clave:
processo morte-morrer, acadêmico de enfermagem, ensino em enfermagemResumen
É no contexto do profissional de enfermagem que a temática da morte se torna mais relevante e desafiadora, uma vez que estes profissionais se deparam inúmeras vezes com a morte de seus pacientes no seu dia-a-dia de trabalho. A enfermagem por estar sempre ao lado do paciente e da família precisa conhecer o limite humano, saber as fases da morte e formas de amenizar o sofrimento oferecendo conforto para o doente fora de possibilidade de cura e sua família. Neste contexto, conhecer a visão dos acadêmicos de enfermagem frente a terminalidade da vida ajuda o docente a preparar o discente de enfermagem a lidar com esta realidade. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é identificar como acadêmicos de enfermagem percebem o processo de morte morrer e conhecer nossas atitudes frente o complexo morte-família-paciente. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem quantiqualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram graduandos do sexto período do curso de Enfermagem da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, Valença/RJ. Após submissão e aprovação do estudo no Comitê de Ética e Pesquisa, os dados foram coletados através de questionário semi-estruturado que aborda o processo de morte morrer. Os resultados foram analisados através de estatística simples e discutidos sob a luz da literatura pertinente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.