Psicomotricidade na educação infantil: aprendendo com o movimento
Palabras clave:
psicomotricidade, educação infantil, movimentoResumen
A psicomotricidade é uma ciência que estuda o homem em movimento, envolvendo o desenvolvimento global e harmônico do indivíduo, desde o nascimento. Por se tratar de uma ligação entre psiquismo e motricidade, engloba a área educacional, além da área da saúde, atingindo o indivíduo na sua totalidade. É importante, para o processo de ensino aprendizagem, que a criança conquiste, desenvolva e domine habilidades psicomotoras que ocorrem na idade pré-escolar, porque é nesta fase que se cria a base para o desenvolvimento da independência e autonomia corporal, bem como a maturidade sócio emocional necessários à estruturação da aprendizagem escolar. Considerando que o desenvolvimento psicomotor das crianças e as dificuldades de aprendizagem estão intimamente ligados, esta pesquisa tem como intenção apresentar a psicomotricidade como uma alternativa a ser utilizada pelo professor de Educação Infantil, diante de dificuldade no processo ensino aprendizagem e divulgar instrumentos de avaliação para diagnóstico psicomotor, apresentando recursos psicomotores que favoreçam o desenvolvimento da criança durante este processo. Será utilizado um protocolo de avaliação psicomotora baseada no Manual de Avaliação Motora de Ozerestsky, proposto por Rosa Neto (2002), e aplicado um questionário, direcionado aos professores, com perguntas a respeito do tempo de trabalho na Educação Infantil, possíveis dificuldades encontradas nas crianças e recursos psicomotores utilizados para trabalhar essas dificuldades. A população envolvida será de crianças na idade pré-escolar da Educação Infantil e professores da rede pública do município de Pinheiral-RJ. A psicomotricidade se apresenta como uma alternativa a ser utilizada pelo professor de Educação Infantil para lidar com dificuldades que possam surgir no processo de ensino aprendizagem, pois oferece uma melhor capacitação da criança, para uma maior assimilação das aprendizagens escolares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.