Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em aulas de Educação Física: estratégias no processo de ensino aprendizagem
Palabras clave:
transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade de aprendizagem, educação física, educação inclusivaResumen
O projeto considera o processo de ensino aprendizagem de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Educação Física. O interesse surgiu diante do aumento de casos diagnosticados de alunos com TDAH nas escolas de ensino fundamental e da necessidade de um conhecimento maior do professor de Educação Física sobre o tema. A relevância do estudo está no grande número de crianças portadoras do TDAH nas escolas, onde a prevalência média mundial gira em torno de 5%, e na persistência na vida adulta de 60% dos casos. Alguns estudos como os de FONTANA et al (2007) apresentam que no Brasil a prevalência é de 13%. Quanto mais precoce o diagnóstico, menor o impacto negativo que o TDAH traz para a vida das crianças. Importante destacar que o papel para o diagnóstico da patologia cabe aos médicos e não aos professores. Aos professores cabe o papel de detectar o problema nas aulas, mas para que isto aconteça, esse profissional precisa conhecer as características das crianças com TDAH. A pesquisa, com uma abordagem qualitativa, será realizada em escolas do município de Barra Mansa e Volta Redonda e envolverá a coleta de dados através de questionário, abordando o conhecimento de profissionais de Educação Física sobre o assunto e as consequências de uma abordagem adequada. O produto do mestrado será um livreto com material teórico e prático, com atividades e estratégias a serem utilizadas pelos Professores de Educação Física com crianças que possuam TDAH.
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