Uso do vídeo no ensino de biologia como estratégia para discussão e abordagens de temas tecnológicos
Palabras clave:
vídeo, ensino médio, biologiaResumen
Na escola, o uso da imagem e de som, como recurso pedagógico, contribui para o processo de ensino e aprendizagem, pois, facilita e predispõe a construção e formação de conceitos de maneira mais agradável e lúdica. O vídeo é uma das tecnologias que mais se tem destacado nos últimos anos por ter uma linguagem dinâmica e a capacidade de estimular os sentidos. Entretanto, estudos mostram que docentes ainda têm dificuldades para inseri-la como recurso pedagógico devido a falta de tempo para selecionar vídeos ou pela falta de infraestrutura da escola que permita uma utilização abrangente do recurso audiovisual. Neste trabalho apresentamos os objetivos propostos na dissertação de mestrado que visa à produção de um catálogo de filmes com temas de Biologia, tendo como público, docentes que desejem utilizar vídeos como recurso de aprendizagem. A pesquisa dos textos e referenciais estão em fase de levantamento e servirão de base para a análise dos resultados obtidos. A fundamentação teórica será realizada buscando temas como: tecnologia educacional, uso do vídeo em sala de aula e ensino de Biologia. No primeiro momento, realizaremos uma pesquisa bibliográfica para verificar a existência de estudos sobre o tema, bem como a predominância do mesmo no meio acadêmico. Em seguida, será realizada uma investigação nos livros didáticos de Biologia, direcionados para o Ensino Médio, mais adotados a fim de verificar a prevalência de uma listagem com sugestões de vídeos e a aplicação dos mesmos. Para investigar junto aos professores de Biologia do Ensino Médio a utilização do vídeo na sala de aula como recurso didático e as possíveis dificuldades encontradas por eles, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes de escolas localizadas no município de Pinheiral e Arrozal. Após coleta de dados e categorização das respostas dos docentes envolvidos na pesquisa, será realizada uma pré-análise de títulos de filmes comerciais para a delimitação cronológica e temática de vídeos relacionados ao ensino de Biologia. Os vídeos selecionados serão organizados por categorias onde serão separados trechos específicos com sugestão de atividades.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.