A relevância da assistência pré-natal para a formação médica
Palabras clave:
pré-natal, PSF, ensinoResumen
A assistência pré-natal é importante e deve ser iniciada tão logo seja suspeitada a gravidez ou confirmado o seu diagnóstico. A visita ao obstetra promove melhor prognóstico da gestação e tem como objetivo não só promover a saúde da grávida e do concepto do ponto de vista somático. Reforçar os conhecimentos adquiridos durante a graduação do curso de Medicina relativos ao pré-natal, uma vez que tais profissionais são linha de frente no atendimento ambulatorial no Sistema Único de Saúde(SUS) e na iniciativa privada. Deu-se enfoque para a gestação de baixo risco, onde as consultas devem ser agendadas mensalmente até 28 semanas, a cada duas semanas até 36 semanas e em seguida, semanalmente. Em cada consulta o profissional deverá fazer a anamnese e exame físico geral, medidas do peso e aferição da pressão arterial, indagação sobre a percepção dos movimentos fetais, determinação do fundo de útero e ausculta dos batimentos cardíacos fetais. A manobra de Leopold-Zweifel (palpação abdominal) foi recomendada a partir do segundo trimestre, através de quatro tempos: Primeiro tempo- com o examinador ao lado direito da paciente e de frente para ela delimita-se o fundo de útero com as duas mãos encurvadas e observa-se o polo fetal que o ocupa. Segundo tempo visa determinar a posição fetal. Desliza-se as mãos do fundo em direção ao polo inferior para identificar o dorso fetal de um lado e os membros do outro. Terceiro tempo- visa a exploração da mobilidade do polo que se relaciona com o estreito superior da pelve. Procura-se apreender o polo entre o polegar com dedo indicador ou médio imprimindo-lhe movimentos de lateralidade para verificar o grau de penetração da apresentação na bacia. Quarto tempo- a entrada dos dedos depende do grau de insinuação do polo fetal apresentado. Quanto mais precoce a ida ao profissional de saúde, melhores os resultados alcançados e o prognóstico da gestação. Para diminuir a mortalidade infantil devemos captar precocemente a gestante, incentivando-a a realizar o pré-natal. A satisfação no atendimento pré-natal e na maternidade deve se tornar uma atividade constante. Para conseguimos tal feito o profissional de saúde deve ser motivado diariamente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.