Software gestão do serviço de enfermagem na Estratégia Saúde da Família
Palavras-chave:
gerência, enfermagem, software, Estratégia Saúde da FamíliaResumo
A partir da necessidade de capacitar os gerentes das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) a promover o agendamento anual dos profissionais médicos e enfermeiros, com dados obtidos através do perfil epidemiológico da população assistida por esses profissionais, optou-se pela construção de um software que demonstra de forma clara e objetiva como analisar a capacidade operacional da unidade e a melhor maneira de elaborar o agendamento da equipe através do perfil epidemiológico da população do município de Volta Redonda. Acredita-se que, a elaboração da agenda com embasamento cientifico e não puramente uma alocação de profissionais durante a semana, com agendas superlotadas e muitas vezes programadas pela recepcionista, auxilie a gerencia destes serviços. E, este saber, deve ser ensinado na graduação para que os futuros enfermeiros que estão chegando ao mercado de trabalho estejam capacitados para gerenciar uma unidade da ESF, analisando e programando as ações básicas de saúde. Criar um sistema informatizado para a programação da ESF poderá facilitar com informações de apoio a tomada de decisão do gerente. Tem como objetivos desenvolver um programa multimídia didático sobre gerência de enfermagem na ESF, identificar a necessidade de composição das equipes de saúde á luz de dados epidemiológicos; caracterizar a capacidade instalada das unidades de saúde da Família para atendimento ao usuário; implantar agendamento de consultas na Atenção Básica e correlacionar oferta e demanda de atendimentos especializados em Estratégia Saúde da Família. Com vistas a alcançar os objetivos propostos realizamos um estudo aplicado, desenvolvido entre as áreas de gerencia em enfermagem e informática em saúde. A metodologia de desenvolvimento se baseou no modelo proposto por Bernardo, assim, as fases de desenvolvimento foram: definição do escopo; planejamento; produção; implantação. O produto final deste estudo resultou em um software denominado “Gestão do Serviço de Enfermagem na Estratégia saúde da Família”, que engloba a organização das informações e apoio ao planejamento gerencial das unidades de ESF.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.