A interelação entre saúde e meio ambiente na educação ambiental formal
Palavras-chave:
Educação ambiental, educação em saúde, educaçãoResumo
Discussões em torno da integração da Educação em Saúde e Educação Ambiental tem sido observadas. Essa integração pode ser uma oportunidade se superar o enfoque sanitarista tradicional da educação em saúde, restrita a práticas centradas a regras de higiene pública e individual. De acordo com o objetivo do trabalho foi promovera Educação Ambiental através da união com a Educação em Saúde. O trabalho foi desenvolvido com alunos selecionados, de acordo com a disponibilidade e o consentimento dos pais, participaram de atividades como dinâmicas, vivências, visitas que possibilitaram discussões em cima da problemática da água. Com o desenvolvimento do trabalho, percebeu-se a formação de um clima de integração entre os alunos envolvidos, possibilitando questionamentos sobre o tema proposto, o que levou a um olhar atento sobre a problemática da água e pesquisar para melhor entender o tema, com isso entenderam que a saúde não é apenas prevenção, mas a conquista de uma melhor qualidade de vida. Essa mudança de visão foi percebida pela discussão e pela mudança de atitude que eles mesmos comentaram ao longo do projeto. A partir disso, os alunos sugeriram atividades que pudessem melhorara o entendimento sobre a problemática do desperdício da água e que pudessem divulgar as ideias desenvolvidas nos encontros como a confecção de produtos, como um panfleto, que foi distribuído entre os moradores da comunidade próxima à escola, uma peça de teatro e um jogo cooperativo de tabuleiro onde o aluno percorre o ciclo da água estimulando a reflexão sobre a importância da água e os problemas que a envolvem por meio de perguntas que são respondidas ao longo do caminho. Conclui-se que a Educação Ambiental e a Educação em saúde promovem a mudança de atitude por motivar a reflexão das vivências que são proporcionadas ao longo da aplicação, a partir da investigação e do questionamento que são estimulados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.