A visão dos acadêmicos de enfermagem frente à terminalidade da vida
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2260Keywords:
processo morte-morrer, acadêmico de enfermagem, ensino em enfermagemAbstract
É no contexto do profissional de enfermagem que a temática da morte se torna mais relevante e desafiadora, uma vez que estes profissionais se deparam inúmeras vezes com a morte de seus pacientes no seu dia-a-dia de trabalho. A enfermagem por estar sempre ao lado do paciente e da família precisa conhecer o limite humano, saber as fases da morte e formas de amenizar o sofrimento oferecendo conforto para o doente fora de possibilidade de cura e sua família. Neste contexto, conhecer a visão dos acadêmicos de enfermagem frente a terminalidade da vida ajuda o docente a preparar o discente de enfermagem a lidar com esta realidade. Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo é identificar como acadêmicos de enfermagem percebem o processo de morte morrer e conhecer nossas atitudes frente o complexo morte-família-paciente. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem quantiqualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram graduandos do sexto período do curso de Enfermagem da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, Valença/RJ. Após submissão e aprovação do estudo no Comitê de Ética e Pesquisa, os dados foram coletados através de questionário semi-estruturado que aborda o processo de morte morrer. Os resultados foram analisados através de estatística simples e discutidos sob a luz da literatura pertinente.
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