Montagens de circuitos elétricos em sala de aula: uma contribuição significativa no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2353Keywords:
circuitos elétricos, corrente elétrica, ensino de FísicaAbstract
Pesquisas apontam que o ensino experimental durante as aulas de física no ensino médio tem sido uma ferramenta muito útil para desenvolvimento conceitual dos fenômenos físicos. O entendimento dos fenômenos elétricos não é um assunto tão trivial e requer a superação das concepções alternativas dos alunos. Em virtude dessa realidade foi criado um estudo experimental, paralelo com as aulas teóricas, com 55 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola no município de Pinheiral - RJ. Com a proposta de verificar as concepções alternativas, foi elaborado um questionário inicial com perguntas abertas, de cunho qualitativo sobre alguns conceitos envolvendo corrente elétrica e circuitos elétricos. Os alunos tiveram aulas teóricas sobre os fenômenos com a proposta de tentar confrontar as suas concepções prévias sobre o assunto. Em seguida, ocorreu o primeiro contato com o circuito elétrico. Durante a aula experimental, a atividade proposta consistiu em dividir a turma em grupos. Foram desenhados esquemas envolvendo a associação de lâmpadas em série. Um grupo se apresentava para interpretar o desenho e montar o circuito na bancada enquanto que os demais, sentados em seus lugares, estavam encarregados de responder a um questionário (perguntas abertas de cunho quali-quantitativo). Durante o momento em que os grupos realizavam os cálculos, aqueles que estavam encarregados de montar o circuito na bancada com o mediador confrontavam alguns conceitos relacionados aos circuitos elétricos. Ao final dos cálculos os grupos conferiam os valores calculados com os encontrados nos aparelhos de medição e identificavam que a lâmpada com o maior brilho era a que apresentava a maior potência. O processo foi repetido de modo que todos os alunos participaram das duas etapas. Os resultados qualitativos foram comparados com um questionário prévio e apresentaram uma grande evolução no processo ensino-aprendizagem em função dos dados obtidos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.