Proposição de método de seleção de materiais metálicos para calha de transporte de efluentes oriundo da limpeza de gases de um alto forno

Autores

  • Horácio Guimarães Delgado Jr.
  • Darlan Rodrigues Azevedo Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânica
  • Duílio Norberto Ferronatto Leite Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânica
  • Matheus Moreira Barbosa Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânica
  • Alexandre Alvarenga Palmeira Doutor em Engenharia de Materiais Universidade de São Paulo - EEL/USP- Lorena, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n1.239

Palavras-chave:

AHP, SMARTER, Ashby, Multicritério, Decisão.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma sequência metodológica para fazer a seleção de materiais metálicos para calha de transporte de efluentes oriundo da limpeza de gases de um alto forno.  Para sintetizarmos a proposta, utilizaremos três metodologias de análise/apoio para seleção de materiais baseados em literaturas que abordam a tomada de decisão na ocorrência de múltiplos critérios de avaliação.  O primeiro é o método de tabela de Ashby, o qual se faz uso de dados obtidos através de tabelas, bancos de dados e apêndices que combinados com os requisitos específicos para cada aplicação mostrará uma primeira triagem dos materiais que serão considerados os pré-candidatos ao projeto.  Posteriormente é sugerida a aplicação, de acordo com o interesse do decisor, de um ou dois métodos de análise/apoio da escola americana, o SMARTER e o AHP, que possibilitará a ratificação da tomada de decisão final.  No estudo prático será avaliado o material ASTM A-36 utilizado na fabricação da uma calha que transfere água de limpeza para uma Estação de Tratamento de Efluentes, juntamente com os outros pré-candidatos.  Considerando as características do projeto, o efluente a ser transferido e necessidades técnicas, por fim apresentaremos o material que melhor atenderia à aplicação.  Após as análises técnicas concluiremos sobre a decisão tomada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASHBY, M. F. Seleção de materiais no projeto mecânico. 4ª. ed. Oxford: ELSEVIER, v. 1, 2012.

ASHBY, M. F.; JONES, D. R. H. Engenharia de materiais: Uma introdução a propriedades, aplicações e projeto. 3ª. ed. [S.l.]: CAMPUS, v. 1, 2007.

ASHBY, M. F.; JONES, D. R. H. Engenharia de Materiais: uma introdução a propriedades, aplicações e projeto. 3ª. ed. [S.l.]: CAMPUS, v. 2, 2007.

BELDERRAIN, M. C. N. & SILVA, R. M. Considerações sobre Métodos de Decisão Multicritério. In: XI Encontro de Iniciação Científica e Pos Graduação do ITA 2005, 2005, São José dos Campos. Anais do XI ENCITA, 2005. v. 1. p. 1-7.

CALLISTER JR., W. D. Ciência e engenharia de materiais: Uma introdução. 5. ed. LTC, 2002.

COLLINS, J. Projeto Mecânico de Elementos de Máquinas. LTC, 2005.

DA SILVA, S. F. Modelo multicritério para ordenação dos pontos monitorados de um sistema elétrico com base nos métodos SMART/SMARTER. Dissertação (Mestrado). UFPE, Recife, 2006.

EDWARDS, Ward & BARRON, F. Hutton. SMARTS and SMARTER: Improved Simple Methods for Multiattribute Utility Measurement. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 60: 306 - 325, 1994.

FERRANTE, M. Seleção dos Materiais de Construção Mecânica: Estratégias e Metodologia Básica. In: Simpósio Matéria 2000 – Escola de Materiais, Rio de Janeiro, 2000.

JUVINALL, Robert C.; MARSHEK, Kurt M., Fundamentos do projeto de componentes de máquinas. 4ª Ed. LTC, 2008.

SAATY, T.L. The Analytic Hierarchy Process, McGraw-Hill, New York, NY, USA, 1980.

Downloads

Publicado

10-06-2014

Como Citar

DELGADO JR., Horácio Guimarães; AZEVEDO, Darlan Rodrigues; LEITE, Duílio Norberto Ferronatto; BARBOSA, Matheus Moreira; PALMEIRA, Alexandre Alvarenga. Proposição de método de seleção de materiais metálicos para calha de transporte de efluentes oriundo da limpeza de gases de um alto forno. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 1, n. 1, p. 95–101, 2014. DOI: 10.47385/cadunifoa.v1.n1.239. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/239. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Especial Mestrado em Materiais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>