Estudos dos resíduos gerados em estação de tratamento de água e da viabilidade de seus possíveis reaproveitamentos
Palavras-chave:
lodo de ETA, cerâmica vermelha, aterro sanitário, resíduo, saneamentoResumo
Devido à capacidade de dissolução, a água incorpora grande quantidade de impurezas que precisam ser removidas para que sejam atingidos os padrões de potabilidade. Esse processo ocorre em Estações de Tratamento de Água (ETAs) que funcionam como indústrias, produzindo água potável e gerando resíduos, por isso, o presente projeto visa a realização de estudos relacionados aos resíduos gerados no processo de tratamento de água das ETAs instaladas no Médio Vale do Paraíba do Sul, possíveis reutilizações, reaproveitamento e recuperação, inclusive, evidenciando os benefícios ao meio ambiente e a sociedade local. A partir do estudo dos resíduos e seus volumes, em particular, ao lodo do decantador das ETAs que operam tratando água captada do Rio Paraíba do Sul nos Municípios de Resende, Barra Mansa e Volta Redonda será possível indicar os seguintes usos: incorporação na produção de cerâmica vermelha, utilização como material de cobertura de aterros sanitários, viabilidade de recuperação do sulfato de alumínio, cultivo de grama comercial, produção de solo comercial e co-processamento em fornos de clínquer dando aos geradores opções de aproveitamento que certamente trarão benefícios ao meio ambiente a baixo custo. Atualmente os resíduos dos decantadores são lançados no manancial de captação degradando e impactando o ambiente, dessa forma conhecer seus volumes e potenciais pode trazer grandes benefícios para a sociedade fluminense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.