A implantação do profissional de educação física em equipe multiprofissional na área da saúde

Autores

  • Indianara de Souza Guedes Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Frederico Granadeiro Raimundo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Cláudio Delunardo Severino Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Palavras-chave:

Saúde pública, educação física, equipe multiprofissional

Resumo

A Educação Física tem como um dos seus campos de atuação a área da saúde. No entanto, nem sempre é observada a participação efetiva do profissional de Educação Física nas ações voltadas para a saúde pública, assim como nos serviços públicos de saúde. O presente estudo objetiva a elaboração de um projeto a ser aplicado junto à Secretaria Municipal de Saúde do município de Engenheiro Paulo de Frontin – RJ, visando a inclusão de professores de Educação Física em equipes multiprofissionais, contemplando assim a prevenção de doenças por meio da atividade física orientada. Além disso, este estudo aponta a importância do profissional de Educação Física em projetos desenvolvidos pelas secretarias municipais de saúde, além de identificar os fatores favoráveis à inclusão deste profissional em equipes multiprofissionais do SUS. Para a realização deste projeto, o referencial teórico está baseado em autores como Farinatti (2008), Casalecchi (2008), Teixeira (2008), entre outros que abordam a questão da atividade física como agente promotora da qualidade de vida e da prevenção de doenças. Entendemos que a relevância do presente estudo está atrelada à possibilidade de ampliação do paradigma acerca do profissional de Educação Física, mostrando a sua importância quanto à promoção de atividades que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade a qual o mesmo está inserido.

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Publicado

18-07-2018

Como Citar

GUEDES, Indianara de Souza; RAIMUNDO, Frederico Granadeiro; SEVERINO, Cláudio Delunardo. A implantação do profissional de educação física em equipe multiprofissional na área da saúde. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1 Esp, p. 6, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1659. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Especial Educação Física

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