Perfil epidemiológico do trauma de motocicleta no município de Vassouras
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1987Palabras clave:
veículo ciclomotor, trauma, epidemiologiaResumen
No Brasil o índice de acidentes no transito vem aumentando de forma assustadora tendo chamado a atenção das autoridades competentes. O DATASUS (2009) mostra que a morbimortalidade no trânsito é um problema de saúde pública. Em relação à acidentes com motociclistas na região sudeste a taxa de óbito é de 3,8 óbitos por 100mil habitantes. Este trabalho justifica-se pelo aumento da incidência de acidente com veículo ciclo motor na cidade pesquisada gerando mais acidentes com traumas E a problemática deste trabalho coexiste em compreender quais os fatores que levaram ao aumento de acidentes com motociclistas? Contribuindo, na conscientização no uso de equipamentos de segurança bem como, o respeito às leis de trânsito. O objetivo desta pesquisa é traçar o perfil epidemiológico do acidente envolvendo veículo ciclo motor, na cidade pesquisada e discutir sob a luz da literatura pertinente, medidas preventivas para este tipo de ocorrência. O estudo será submetido ao Comitê de Ética em pesquisa com Seres Humanos do UniFOA. Será realizada pesquisa de caráter epidemiológico, onde serão analisados nos Boletins de Atendimento Médico (BAM) as seguintes variáveis: faixa etária dos acidentados, gênero, local dos acidentes, tipo de trauma e região afetada do corpo. O espaço temporal será o ano de 2011. O critério de exclusão será os BAMs que não forem completos. O cenário será um hospital referência na região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.