Rugby na/da escola: possibilidades de diálogo com a cultura corporal
Palavras-chave:
Cotidiano, cultura corporal, educação física escolar, rúgbiResumo
O presente estudo teve como objetivo principal investigar as possibilidades de intervenção pedagógica no cotidiano escolar, por meio do rúgbi. Simultaneamente propor o rúgbi como um possível conteúdo para as aulas de Educação Física, discutindo a referida modalidade esportiva como uma possível linguagem corporal (COLETIVO DE AUTORES, 1992). O campo de investigação foi constituído durante as observações realizadas durante o estágio supervisionado no ano 2009 na Escola Municipal Mato Grosso do Sul no município de Volta Redonda. Como escopo metodológico optamos pela pesquisa bibliográfica, na intenção de constituir um arcabouço teórico que nos permitiu fundamentar uma proposta de intervenção na escola utilizando o referido esporte como um dos conteúdos possíveis de serem abordados nas aulas de Educação Física. Ao mesmo tempo, constituímos um campo que nos permitiu realizar uma observação simples das ações pedagógicas realizadas com os discentes da referida escola. As atividades de observação foram desenvolvidas aos sábados de oito as doze horas, no período compreendido entre março e julho de 2009. Dessa forma, vivenciamos o cotidiano da escola em 2009, por meio do Estágio Supervisionado em educação Física Escolar, percebendo que o individualismo exacerbado é um comportamento dos alunos que emerge durante as aulas de educação física, promovendo diversos conflitos e tensões nas relações estabelecidas entre os alunos e professor. Outro aspecto importante, que for observado durante a pesquisa, foi a dificuldade de inserir conteúdos ainda não conhecido pelos discentes, pois apenas algumas modalidades esportivas são priorizadas por alunos e professores e, ainda em alguns casos, com a ênfase no caráter técnico-esportivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.